sexta-feira, 19 de abril de 2024

Governador de Goiás pede agilidade para o ingresso do estado no Regime de Recuperação Fiscal

POR Jornal Somos | 27/01/2020
Governador de Goiás pede agilidade para o ingresso do estado no Regime de Recuperação Fiscal

Marcos Oliveira/Agência Senado

N

Na semana passada, após reunião com o Ministério da Economia em Brasília, o governador Ronaldo Caiado (DEM), voltou a pedir agilidade no ingresso do estado no Regime de Recuperação Fiscal (RRF). Hoje (27), Caiado voltou a argumentar sobre a necessidade de Goiás ter um alívio nas finanças.

 

Caiado destacou que Goiás não tem condições de pagar os juros da dívida e as parcelas junto a bancos públicos e o Tesouro Nacional Liminar, válida até 6 de abril autoriza o Estado a não fazer pagamentos, com o compromisso de buscar o ingresso no RRF. Goiás, após a data, terá que voltar a fazer os pagamentos e quitar o valor que deixou de ser repassado durante o período de vigência da liminar.

 

“Nós temos neste momento uma alternativa após a reunião com todos os poderes para mostrar ao Ministério da Economia que nós fizemos nosso dever de casa, nós precisamos ser enquadrados dentro de um Plano de Recuperação Fiscal, porque não tem como voltarmos a pagar os juros mais as parcelas das dívidas de Goiás que atingem até R$ 270 milhões, como tal precisamos rapidamente caminhar para isso, temos um prazo de até 6 abril onde vencerá a segunda decisão liminar que nos foi dada pelo Supremo”, declarou.

 

Pagamento

O governado foi questionado se o pagamento continuará sendo feito dentro do mês, como ocorreu em dezembro, e preferiu adotar um discurso de cautela. Ele avaliou que a realidade econômica do governo ainda é difícil e que saída é o ingresso no RRF, inclusive para manter o pagamento do funcionalismo público em dia.

 

“Eu vivo a cada mês a sua agonia. Ainda estamos bloqueados no Tesouro Nacional e vivendo de liminares no Supremo Tribunal Federal, esta é a realidade não vamos aqui ficar maquiando a realidade, sou muito transparente com as coisas. O meu esforço é continuar pagando dentro do mês, mas não temos como manter o pagamento da folha se nós não caminharmos para um regime de estabilização fiscal”, argumentou o governador.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: