quinta-feira, 25 de abril de 2024

Goiás

Goiás tem 21 mortes por dengue confirmadas neste ano

POR Jornal Somos | 08/06/2019
Goiás tem 21 mortes por dengue confirmadas neste ano
A

A Secretária estadual de saúde informou que houve 21 mortes causadas por dengue entre janeiro e 1º de junho, em goiás. Segundo o laboratório estadual de saúde pública (lacen), a comprovação da doença pode demorar até um ano e meio. Em casos mais complexos, o exame é encaminhado para o Pará e é avaliado por uma comissão de médicos.

 

Segundo o último boletim da secretaria, há ainda 51 mortes em que há suspeita de que a doença seja a causa. Além disso, aponta o documento, 149 cidades do estado têm alto e médio risco para dengue.

 

São quatro tipos do vírus da dengue: o den-1, o den-2, o den-3 e o den-4. Eles causam sintomas semelhantes. A diferença é que, cada vez que a pessoa pega um tipo do vírus, não pode mais ser infectado por ele.

 

Os principais "sinais de alerta" da doença são dor intensa na barriga, sinais de desmaio, náusea que impede a pessoa de se hidratar pela boca, falta de ar, tosse seca, fezes pretas e sangramento.

 

O mosquito aedes aegypti também pode ser vetor para chikungunya e vírus zika.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: