quarta-feira, 24 de abril de 2024

Goiás sedia Seminário Internacional Gestão de Sítios Culturais do Patrimônio Mundial este mês

POR Jornal Somos | 07/08/2018
Goiás sedia Seminário Internacional Gestão de Sítios Culturais do Patrimônio Mundial este mês
A

Acontece na Cidade de Goiás, de 13 a 15 desse mês, o Seminário Internacional Gestão de Sítios Culturais do Patrimônio Mundial no Brasil, organizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O evento tem parceria com o governo estadual e prefeitura e acontecerá das 8 às 19 horas. Será aberto ao público e com inscrições gratuitas.

Goiás é modelo de gestão e se tornou referência do maior programa de investimentos em Patrimônio Cultural no Brasil, o PAC Cidades Históricas. Com seis grandes obras de requalificação urbana concluídas nos três últimos anos, o programa investiu um total de R$30,3 milhões em Goiás. O município foi, por isso, escolhido como sede do seminário.

 

O seminário conta, também, com a participação do Centro do Patrimônio Mundial e especialistas estrangeiros, de cidades reconhecidas pela Unesco, na Europa e América Latina. O propósito é promover a troca de experiências na gestão dos 14 sítios culturais, de excepcional valor universal para a humanidade.

 

Uma das experiências trazidas pelo Iphan de Portugal, para serem replicadas no Brasil, é a dos Centros de Interpretação, locais de acolhimento e recepção de turistas e visitantes, onde é possível ter acesso a informações que auxiliam a vivenciar toda a história do lugar.

 

Polêmicas causadas pela falta de manutenção dos prédios históricos

Em meio às discussões do tombamento desses prédios para a valorização da cultura da cidade, em Jataí, um casarão histórico, do fim do século XIX, em que funcionou uma escola, estava tombado e fazia parte da história do município.

A construção foi demolida em 2015, com autorização da Prefeitura de Jataí. O prédio havia sido tombado há 15 anos, mas, os donos do terreno contrataram uma empresa especializada que analisou o imóvel e apontou que não era possível realizar reformas na estrutura, razão pela qual a situação foi revertida e o prédio foi demolido. Por ser um terreno particular, a proposta era de que seriam criadas lojas no intuito de movimentar o comércio da Avenida Goiás.  Onde ficava o prédio, hoje, apenas placas isolam o local, que não foi reaproveitado ainda.

 

Projeto de Revitalização do Cine Bagdad

Em Rio Verde, um projeto em especial pretende realizar a revitalização do Cine Teatro Bagdad. Fundado em 1956, foi considerado o primeiro Cine Teatro do estado de Goiás.  O local passou por vários donos, sendo também Cine Regente durante um tempo. Hoje, a estrutura está abandonada e a associação de desenvolvimento socioambiental de Rio Verde pretende, com o projeto “Reviva”, restaurar e modernizar o local, que já foi palco de peças teatrais, concertos e, claro, de muita história.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: