quarta-feira, 24 de abril de 2024

Goiás

Goias realiza 1º Congresso de Geração de Emprego e Renda do Oeste

POR Jornal Somos | 01/06/2019
Goias realiza 1º Congresso de Geração de Emprego e Renda do Oeste

Assessoria

A

A cidade de Iporá sediou, nesta última sexta-feira (31/05), o 1º Congresso de Geração de Emprego e Renda do Oeste Goiano. O evento idealizado pelo senador Vanderlan Cardoso (PP-GO) aconteceu no auditório do IF Goiano e contou com a participação de 25 prefeitos, dezenas de vereadores, empresários e estudantes. O Congresso recebeu o apoio da prefeitura de Iporá, do Governo Estadual, Governo Federal, Sesi, Senai, Anatel e Senac.

 

De acordo com o realizador do Congresso, senador Vanderlan Cardoso, o evento superou as expectativas em relação à público e a qualidade das palestras. “Nosso objetivo foi alcançado. Mostramos para os prefeitos da Região que existe luz no fim do túnel em relação ao desemprego e à falta de renda nos Municípios. Todos os palestrantes são altamente capacitados e deu uma verdadeira aula. Eu saí muito satisfeito e com a certeza de que todos que participaram voltaram para seus municípios com uma chama acessa. Logo veremos o resultado com a criação de novos Polos Empresariais, novos Arranjos Produtivos e mais emprego para o trabalhador”, destacou Vanderlan.

 

Entre os palestrantes estavam o presidente da Anatel, Leonardo Euler de Morais, que discorreu sobre as ações da companhia nos municípios goianos, o coordenador de projetos integrados do Ministério do Desenvolvimento Regional do Governo Federal, José Joaquim C. Filho, falando sobre as possíveis parcerias com o Governo Federal para fortalecimento dos Municípios e o analista de projetos do SESI/SENAI, Euler Loyola, que apresentou as alternativas para o desenvolvimento sustentáveis. O consultor de Arranjos Produtivos Locais, Zonel O. Costa explicou o que é uma APL e deu os caminhos de como os prefeitos devem agir para implantarem em seus municípios, em seguida o prefeito de Itapuranga, Davis Soares e o ex-prefeito de Inhumas, Abelardo Vaz, apresentaram os modelos bem-sucedidos aplicados em suas gestões. Já o empresário Sevan Naves discorreu sobre os investimentos e os retornos que está tendo na região, com uma APL de produção de tilapia e com uma Pequena Central Hidrelétrica – PCH.

 

O presidente da Anatel, Leonardo de Morais, falou da importância de eventos como esse, no interior do Estado, e no trabalho que a Agência está realizando para melhorar as telecomunicações nos municípios. “Como presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, o senador Vanderlan tem o entendimento da importância de melhorarmos a telefonia em municípios mais afastados. Isso é fundamental para trazer o desenvolvimento a essas cidades. Esse está sendo um dos nossos focos na presidência da Anatel e temos trabalhado em parceria com o Senador Vanderlan para atingirmos, de forma positiva, um grande número de municípios goianos”, disse o presidente.

 

Para o coordenador de assuntos integrados do Ministério do Desenvolvimento Regional, José Joaquim, os Municípios podem se unir e apresentar projetos em conjunto, aumentando as receitas repassadas pelo Governo Federal e resolvendo problemas em comum. “Municípios menores podem trabalhar juntos para receberem os repasses do Governo. É importante fazer parcerias e projetos integrados”, pontuou.

 

Vanderlan Cardoso afirmou, também, que este foi apenas o primeiro Congresso de Geração de Emprego e Renda, mas que o projeto irá continuar. “O primeiro fizemos na Região Oeste, que eu entendo ser uma das mais necessitadas, mas não vamos parar. Todas as regiões de Goiás irão receber o Congresso, que tende a crescer ainda mais a cada nova edição. No mais, só tenho a agradecer a todos que contribuíram para que esse evento acontecesse”, finalizou.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: