quinta-feira, 25 de abril de 2024

Goiás

Goiás pode ter Fundo Especial para Checagem de Fake News

POR Jornal Somos | 07/10/2019
Goiás pode ter Fundo Especial para Checagem de Fake News

Shutterstock

S

Semana passada 46 processos foram apresentados na reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), sendo aprovadas 22 matérias pelo colegiado. Entre elas, o Projeto n° 4787/19, assinado pelo deputado Henrique Arantes (sem partido). O Projeto foi admitido por unanimidade dos componentes da comissão e tem a finalidade de criar um fundo especial para a checagem de fatos relacionados diretamente a produção de notícias falsas, as chamadas “fake news”.

 

Para o deputado autor da matéria proposta, é preciso assumir uma posição quanto à disseminação de informações inverídicas e caluniosas, principalmente quando estas envolvem legitimação de violência, saúde pública, preconceito e homofobia. Quanto ao funcionamento, o parlamentar explicou que sugere a criação de um conselho para acompanhar as notícias e identificar as falsas informações.

 

Ainda segundo o deputado, o conselho teria total autonomia para realizar esse trabalho de verificação. A respeito da manutenção deste projeto, a arrecadação ocorrerá do recolhimento de multas e juros a serem pagos pelos veículos de comunicação que produzirem conteúdos fakes.

 

Apesar da expressão fake news ter ganhado força durante a eleição de 2016 dos Estados Unidos, essa prática já existia anteriormente. O intuito, em sua maioria, é criar boatos e reforçar pensamentos através de mentiras e disseminação de ódio. Além disso, as notícias fakes podem ser criadas com o intuito de angariar acessos aos sites que as publicam, utilizando de manchetes absurdas para alcançarem um maior faturamento com a publicidade digital.

 

Matéria produzida pela acadêmica de Jornalismo, Ana Carolina Morais, com edição de Camilla Paes.

 

Leia também:

Estadão se retrata por divulgar fake news sobre o presidente Bolsonaro

 

Inquérito sobre fake news: STF ordena buscas em seis estados contra militares e procuradores

 

Fake News causam debates entre presidente e organizações

 

Facebook e Instagram terão medidas para reduzir fake news sobre vacinas

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: