sexta-feira, 29 de março de 2024

Goiás

Goiás lidera na produção rural e Rio Verde se destaca

POR | 11/05/2020
Goiás lidera na produção rural e Rio Verde se destaca

G1/MT

A

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) irá apresentar hoje, segunda feira (11) mais uma análise sobre produção e níveis do Brasil, estados e municípios. E Goiás está entre os maiores produtores no ranking brasileiro de diversas culturas. O Estado é líder nacional na produção de tomate, sorgo e jabuticaba, além de ser o segundo colocado em cana de açúcar, alho, girassol e em rebanho bovino, segundo a Radiografia do Agro em Goiás, que será lançada pela Seapa. O levantamento mostra que o Estado tem 152.174 estabelecimentos rurais, sendo 60,5% com até 50 hectares. E os municípios goianos com mais culturas no ranking das maiores produções do País são Cristalina e Rio Verde. Para os produtores, a explicação está nos crescentes investimentos em novas variedades e tecnologias, que resultaram em aumento da produtividade e da produção ao longo dos anos.

 

Rio Verde atualmente possui mais de 200 mil hectares cultivados por cerca de 2 mil produtores e se tornou um cluster do agronegócio reconhecido em todo País. O município, que é líder na produção de sorgo no País e de soja e milho em Goiás, abriga toda cadeia produtiva do setor, desde a produção de sementes, até gigantes da indústria de alimento. No último Censo Agropecuário 2017 do IBGE já havia sido apresentado uma forte expansão do uso de equipamentos como tratores, colheitadeiras, semeadeiras e adubadeiras nas propriedades rurais goianas desde 2006.

 

Sobre o assunto, o presidente do Sindicato Rural de Rio Verde, Luciano Jayme, também atribui o fortalecimento do agronegócio na região ao uso de outras tecnologias, como novas variedades de sementes, e aos investimentos em pesquisa. Hoje, Rio Verde tem mais de 200 mil hectares cultivados por cerca de 2 mil produtores e se tornou um cluster do agronegócio reconhecido em todo País. O município, que é líder na produção de sorgo no País e de soja e milho em Goiás, abriga toda cadeia produtiva do setor, desde a produção de sementes, até gigantes da indústria de alimentos, como BRF, Comigo, Cargil e Grupo Cereal. Ele lembra que o Rio Verde também é beneficiado por um clima favorável, tem uma localização estratégica, próximo ao Porto de São Simão, e é bem servido por rodovias.

“O produtor também está cada vez mais atento à informações estratégicas para gerenciar a produção, como a melhor época para o plantio”, destaca Luciano Jayme

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: