quinta-feira, 25 de abril de 2024

Goiás

Goias agora também terá serviço aeromédico

POR Jornal Somos | 15/04/2019
Goias agora também terá serviço aeromédico

Divulgação

O

Os goianos contarão com transporte aéreo de urgência e emergência de longa distância. O governador Ronaldo Caiado lançou o serviço de transporte aeromédico de asa fixa do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás na sexta feira. Na solenidade, entregou um avião, modelo Sêneca 3, que vai reforçar o serviço. “Goiás está construindo situações inéditas”, afirmou Caiado ao formalizar a parceria dos bombeiros com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis.

 

A nova aeronave possui capacidade de transportar até seis pessoas e é equipada para atender ocorrências diuturnamente. O Sêneca 3 será utilizado como Unidade de Terapia Intensiva Aérea (UTI-Aérea) nos transportes de vítimas em estado grave. A rapidez no transporte desse tipo de paciente é essencial para salvar vidas. “Como médico, sei dizer a importância de ter o paciente o mais rápido possível no centro cirúrgico, já que seu quadro clínico pode piorar com o passar do tempo”, afirmou Caiado.

 

A implantação do serviço de transporte aeromédico de asa fixa é fruto de uma parceria entre as secretarias estaduais de Segurança Pública e da Saúde, Samu de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis, e Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate), que vão fornecer médicos, enfermeiros, além de equipamentos, medicamentos e insumos necessários para a manutenção do serviço.

 

O convênio firmado na última sexta prevê economia de mais 50% em relação aos gastos anteriores. Até então, o socorro aéreo com esse perfil era realizado por uma empresa privada. O avião também irá atender equipes médicas para captação e transporte de órgãos e tecidos para transplantes. O Sêneca 3 passa a reforçar o serviço de resgate aéreo da Corporação, que já conta com um helicóptero A119 com capacidade de resgatar até duas vítimas com médico e enfermeiro a bordo.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: