sexta-feira, 29 de março de 2024

Goiás

Goiânia entra em situação preocupante com queda na vazão do rio meia ponte

POR Jornal Somos | 12/09/2019
Goiânia entra em situação preocupante com queda na vazão do rio meia ponte
G

Goiânia está em estado preocupante, porém ainda não crítico.

 

O rio meia ponte está vazando cerca de 1.700 litros de água por segundo, entretanto se continuar com a vazão de 1.500 por sete dias consecutivos, haverá rodízio de água na capital.

 

Diante dessa situação, o governador Ronaldo Caiado, pediu a população que economize.

 

 

O governador explicou que a situação tem sido acompanhada pela secretaria estadual do meio ambiente e pela Saneago e que os produtores de indústrias estão cumprindo seu papel.

O apelo é que a população continue ajudando na economia de água. "A nossa preocupação que já vem desde o dia 30 de abril, quando eu assinei um decreto determinando normas, diagnosticando o processo de falta d'água com comprometimento do rio meia ponte. No decorrer de todo esse tempo, nós estamos pedindo encarecidamente às pessoas que diminuam o consumo d'água. Sabemos muito bem deste período e dessa onda de calor, que aumentou enormemente, principalmente nesse final de semana e até o dia de hoje, isso fez com que os habitantes de Goiânia e Aparecida de Goiânia, aumentassem muito o gasto d'água. Então o pedido nesse momento por favor, que as pessoas todas que moram aqui em Goiânia e Aparecida, que nos ajudem."

 

Além do monitoramento do nível do meia ponte e da fiscalização de mais de 100 agentes ao longo do curso do rio, o governo também irá negociar com produtores quebrem reservatórios, para que liberem água durante esse período.

 

Andreia Vulcanis, secretária do meio ambiente explica "Nós temos 400 reservatórios mapeados acima do ponto de capitação, desses, 70 tem acima de 2 hectares de espelho d'água, então só esses 70 reservatórios que tem uma quantidade maior, pelos cálculos uma média de 1 metro e meio de profundidade, são 45 milhões de metros cúbicos de água reservada, então é sobre esses 70 prioritariamente que são os maiores, que haverá um esforço de negociação com os detentores desses reservatórios para que haja uma liberação progressiva dessa água, para sustentar o maior equilíbrio ali na vazão do rio."

 

Resta aguardar para que o problema seja resolvido.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: