sexta-feira, 19 de abril de 2024

Goiás

Goiânia é escolhida para ser uma das sedes da Copa do Mundo Sub-17

POR Jornal Somos | 26/09/2019
Goiânia é escolhida para ser uma das sedes da Copa do Mundo Sub-17
A

A Copa do Mundo Sub-17, será realizada no Brasil pela primeira vez, a partir do dia 26 de outubro. A força do Estado de Goiás e do seu futebol foi determinante para que Goiânia fosse escolhida como uma das sedes da Copa do Mundo Sub-17. A afirmação vem do diretor de operações do Comitê Organizador Local da Federação Internacional de Futebol (FIFA), Ricardo Trade, que participou na manhã desta quinta-feira (26) de uma reunião com o governador Ronaldo Caiado e o secretário de Esportes, Rafael Rahif, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

 

A Competição internacional será realizada entre os dias 26 de outubro e 17 de novembro. Torcedor goiano poderá conferir 18 partidas, inclusive uma da seleção canarinho, que vai atrás do tetracampeonato

 

Durante o encontro Caiado assegurou que a acolhida do povo goiano será um diferencial no evento. “Todo o nosso secretariado estará envolvido para que a Copa aqui seja um sucesso, inclusive com os estádios mais cheios do que em ocasiões similares”, garantiu. O governador também disse que uma de suas bandeiras de governo, o combate às desigualdades regionais, encontra em áreas como a inovação e o esporte um caminho aberto para tirar os jovens do mundo das drogas e da criminalidade. “O esporte é, indiscutivelmente, uma grande ferramenta para dar à juventude uma melhor perspectiva na sua formação e no seu caráter, motivando-a cada vez mais para os estudos”, completou.

 

O secretário de Esportes, Rafael Rahif, explicou como será a estrutura para receber turistas e delegações – em Goiânia, serão 12: Angola, Austrália, Brasil, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, França, Haiti, Holanda, Hungria e Nigéria.

 

“Há todo um trabalho de integração entre todas as secretarias, como a Goiás Turismo, Segurança Pública, Saúde, Educação, entre outros; além dos órgãos da Prefeitura de Goiânia, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, áreas de trânsito, para que possamos receber a todos da melhor forma possível”, detalhou o secretário de Esportes. Ele também adiantou que haverá um local específico, em frente ao Centro de Convenções, para servir de ponto de encontro entre embaixadores e estimular o turismo.

 

De acordo com o representante da Fifa, a realização do evento no Brasil deixa um legado para as cidades-sedes da competição. Além de Goiânia, foram escolhidas as cidades de Brasília, no Distrito Federal; e Vitória, no Espírito Santo. “Com dinheiro privado, estamos implantando uma série de melhorias nos estádios, como obras de irrigação no gramado, reforma no setor elétrico, iluminação. Vamos deixar também, de forma permanente, máquinas de corte, material esportivo, dois pares de traves para cada estádio e bancos de reserva”, exemplificou. 

 

Competição

A 18ª edição da Copa do Mundo Sub-17 será realizada entre os dias 26 de outubro e 17 de novembro. Após a desistência do Peru, o Brasil foi anunciado como sede do torneio pela Fifa em março deste ano. Serão realizadas, em Goiás, partidas oficiais em dois estádios: o Hailé Pinheiro, do Goiás Esporte Clube, receberá oito jogos, enquanto o Olímpico, de propriedade do Governo Estadual, 10. Os ingressos para as partidas já estão à venda no site da Fifa e nos estádios e tem preços populares, que variam de R$ 5 a R$ 40. A seleção brasileira enfrenta a Angola em solo goiano no dia 1º de novembro, no Estádio Olímpico.

 

Dois jogadores de destaque prestigiaram o encontro de lançamento da Copa Sub-17, em Goiânia: o zagueiro e campeão da Copa do Mundo de 2002, Lúcio, que é natural de Planaltina; e o atacante Anaílson, conhecido pelos goianos por ter levantado a taça pelo Atlético-GO em 2007, 2010,2011. Anaílson também fez parte da seleção brasileira sub-17 que conquistou ouro pela primeira vez em um Mundial, no Egito, em 1997, ao lado de Ronaldinho Gaúcho. “O aquecimento dele já era um show com a bola”, brincou o jogador.

 

O Brasil, que é tricampeão Sub-17, conquistou o Mundial pela última vez em 2003, numa geração que contava com nomes como o volante Arouca (ex-Santos e Palmeiras e atualmente no Vitória), o meia Evandro (hoje no Santos) e o atacante Ederson (ex-Lyon, Lázio e Flamengo).

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: