sexta-feira, 19 de abril de 2024

Goiás

Gilmar Mendes pede que STF aja contra senador Jorge Kajuru

POR Jornal Somos | 20/03/2019
Gilmar Mendes pede que STF aja contra senador Jorge Kajuru

GP1

O

O magistrado Gilmar Mendes enviou um ofício a Dias Toffoli para que o presidente do Supremo Tribunal Federal tome as “providências que entender cabíveis” quanto às declarações de Jorge Kajuru.

 

Em um vídeo que viralizou nas redes sociais, o senador pelo PSB de Goiás fala a um repórter da rádio Bandeirantes e acusa Gilmar de “vender sentenças”.

 

“A CPI da Toga vai lhe convocar e você vai ser o primeiro a ser questionado”, afirma Kajuru na entrevista.

 

O senador prossegue: “Queremos saber como você tem 20 milhões de patrimônio. De onde tirou? De Mega Sena? Herança de quem? Foram das sentenças que você vendeu, seu canalha”.

 

Questionado sobre a soltura de Beto Richa, Kajuru diz ainda: “Beto Richa é sócio dele, Aécio Neves é sócio dele, o Marconi Perillo é sócio dele”.

 

Vários senadores se solidarizaram com Kajuru após a notícia do pedido de Mendes. O senador voltou a criticar o ministro do Supremo e classificou o ofício como um “atestado de idoneidade”. O caso foi citado em pronunciamentos que cobraram a instalação da CPI dos Tribunais Superiores.

 

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, defendeu equilíbrio e respeito entre os Poderes da República, mas manifestou solidariedade a Kajuru. O presidente da Casa destacou o art. 53 da Constituição, segundo o qual "os deputados e senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos".

 

Em agradecimento às palavras de apoio do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que defendeu suas prerrogativas, o Kajuru reiterou que a Constituição defende o direito de expressão dos parlamentares. Ele também citou a ocasião em que, durante julgamento do Supremo, Gilmar chamou um procurador de “gângster”: “Ele [Gilmar] tem esse direito e eu não tenho direito de usar um adjetivo contra ele?”, questionou.

 

Kajuru desafiou os institutos de pesquisa a apurar o que o povo brasileiro pensa de Gilmar Mendes: segundo ele, 100% da população acompanharia sua opinião negativa sobre Gilmar.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: