quarta-feira, 24 de abril de 2024

Goiás

Fórum: "Goiás livre de febre aftosa, sem vacinação" acontece em Goiás

POR Jornal Somos | 13/05/2019
Fórum:
A

A casa do produtor rural - Faeg, recebeu, essa semana, participantes para o Fórum: Goiás livre de febre aftosa, sem vacinação que é um marco histórico para todas as cadeias que envolvem a carne. Na abertura do evento, o vice-presidente administrativo e financeiro do Sistema Faeg e produtor rural, Eurípedes Bassamurfo da Costa disse que, juntos é possível  conseguir chegar a  retirada total da  vacina.

 

“Todas as entidades estão envolvidas, e estamos seguros do nosso papel. Os produtores estão bem articulados e sabem da importância e compromisso que atenda à toda a cadeia já que é bom para o manejo do gado, e importante manter a competitividade no mercado interno quanto externo,” conta o vice-presidente. Ele também destacou o trabalho do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), dos técnicos que ensinam bastante, além de agradecer o desempenho dos Sindicatos Rurais.

 

Um dos principais objetivos do Fórum, cuja iniciativa é do Grupo Gestor Estadual do Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa - PNEFA, é preparar o Brasil para alcançar o status de país livre da doença sem vacinação a partir de 2021, após reconhecimento da Organização Mundial da Saúde Animal - OIE. O Grupo foi criado para acompanhar a execução do Plano em Goiás, que compõe o Bloco IV da Organização Geográfica para Zonificação. Outros estados que estão no Bloco são Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Sergipe, São Paulo e Tocantins.

 

Elaborado sob a coordenação do Mapa, o Plano é a última etapa de enfrentamento da doença. “Goiás sempre acatou as normas nacionais e está de parabéns. O Plano para retirar a vacina será executado em 10 anos, está bem definido, e contamos com os produtores para dar continuidade a isso porque precisamos da união de todos nessa etapa,” afirmou o superintendente federal de agricultura em Goiás, José Eduardo de França. Representando o governador do estado, Ronaldo Caiado, o superintendente de desenvolvimento agrário e fundiário de Goiás, Armando Leite Rollemberg Neto enfatizou sobre o papel de cada entidade e que estão atendendo todas as demandas do plano estratégico. “Com cada entidade fazendo sua parte será a primeira doença erradicada. A Secretaria de Estado da Agricultura está junto atuando com a fiscalização sanitária e cumprindo o Plano,” explicou ele.

 

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: