quinta-feira, 28 de março de 2024

Goiás

Ex-gestores de Formosa (GO) são alvo de operação de desvio de dinheiro

POR Jornal Somos | 23/07/2019
Ex-gestores de Formosa (GO) são alvo de operação de desvio de dinheiro
Q

Quatro suspeitos de desvio de dinheiro público em Formosa são alvos de Operação conjunta entre o Ministério Público de Goiás (MP-GO) e Polícia Civil (PC). Na manhã desta terça-feira (23), foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão na casa de ex-secretários de administração na cidade. O grupo, segundo as investigações, desviou cerca de R$ 12 milhões entre 2012 e 2016.

 

Conforme expõe o MP, os investigados são os ex-secretários Rodrigo Melo da Natividade, Abílio de Siqueira Filho, Marcelo Pedro Ribeiro de Magalhães e a ex-gestora do Fundo Próprio de Previdência, Thaís Cardoso Martins.

 

As investigações constataram como base dos desvios fracionamentos ilegais de despesa e ausência de processo licitatório. De acordo com os registros, o grupo cometia o crime por meio de gastos fraudulentos, como a compra diária de 1,4 mil copos descartáveis, sete toners de impressora, 10 rolos de papel higiênico e cinco vassouras, por exemplo.

 

“Eles adquiriam materiais de escritório, limpeza e produtos alimentícios sem licitação e em um volume muito desproporcional para a estrutura de servidores que contava apenas com apenas quatro funcionários. Nada justificaria esses valores em aquisição de mercadorias”, afirmou o promotor Douglas Chegury.

 

De acordo com a apuração, o grupo também realizava investimentos da Previdência em fundos podres, isto é, fundos sem lastro e com grande probabilidade de inadimplência futura, que geraram prejuízo de mais de R$ 9 milhões. Com relação a este último fato, os investigados Abílio e Thaís já respondem a processo criminal que teve origem na Operação Miqueias, da Polícia Federal (PF).

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: