quinta-feira, 28 de março de 2024

Goiás

Estoque de inseticida agrícola é novamente autorizado em Goiás

POR Jornal Somos | 08/11/2018
Estoque de inseticida agrícola é novamente autorizado em Goiás

reprodução/google

A

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária- Agrodefesa publicou no final de outubro a Instrução Normativa nº 08/2018 que autoriza o uso de estoques de produtos com princípio ativo benzoato de emamectina em Goiás. Esta ficará válida até 30 de junho de 2019, e serve para os estoques que ainda estão em posse das empresas importadoras ou dos produtores rurais que já haviam adquirido os defensivos.

 

Após o registro efetivo no Brasil de um produto à base da substância, o Estado de Goiás não renovou a emergência fitossanitária ocasionada pela presença da praga Helicoverpa armigera. Com isso, o uso de produtos importados que estavam autorizados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) em caráter emergencial foi proibido no estado, o que trouxe problemas aos produtores rurais, tendo em vista que o volume produto registrado não seria suficiente para atender a atual demanda. Além disso, diversas empresas importadoras e produtores rurais já haviam realizados aquisições dos produtos importados antes da proibição, ficando impossibilitados de utilizarem estes estoques remanescentes.

 

Com atuação da FAEG e de outras entidades parceiras junto a Agrodefesa, a agência foi sensível a demanda, tendo em vista os elevados riscos que a praga poderia causar às lavouras caso o produtor não tivesse à disposição esta ferramenta de manejo. A normativa foi publicada considerando a Portaria nº 44/2018 do MAPA, que autorizou os órgãos estaduais de defesa vegetal a liberarem o uso dos estoques remanescentes dos produtos importados à base de benzoato de emamectina.

 

A FAEG salienta que por não se tratarem de defensivos com registro no Brasil, o uso dos mesmos está submetido ao cumprimento de diversos procedimentos de controle e avaliação por parte do órgão regulador. Tais procedimentos são semelhantes aos quais vinham sendo adotados durante o processo de emergência fitossanitária.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: