sexta-feira, 19 de abril de 2024

Goiás

Enel apresenta propostas para melhorias do serviço em Goiás

POR Jornal Somos | 28/02/2019
Enel apresenta propostas para melhorias do serviço em Goiás

Exame

A

A Enel Distribuição Goiás apresentou para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e para o Governo do Estado de Goiás um plano de melhorias para a aceleração das iniciativas com foco na qualidade do fornecimento e no aumento da oferta de energia no Estado.

 

 

A companhia apresentou obras estruturais grandes e complexas para atendimento à demanda de energia no Estado. Serão construídas 13 novas subestações e outras 18 serão ampliadas até 2020, além da construção de cerca de 1,2 mil km de novas redes de média tensão e cerca de 80 km de linhas de alta tensão. No total, serão adicionados 400 MVA de capacidade até 2020, 40% destinado à Região Sul do território, sendo que 140 MVA já estará disponível ainda neste ano.

 

 

"Apresentamos ontem para a Aneel e hoje para o Governador um plano para acelerar a melhora do fornecimento de energia em Goiás. Estamos renovando nosso compromisso para trabalhar de forma conjunta e num diálogo aberto e constante com o órgão regulador e o Governo. Acreditamos que atuando juntos nessa discussão vamos contribuir ainda mais com o crescimento da economia do Estado. Temos compromisso com os consumidores de Goiás e acreditamos que o novo plano atenderá, de forma mais rápida, áreas identificadas como prioritárias neste momento ", destacou o Presidente da Enel Distribuição Goiás, Abel Rochinha.

 

 

Dentre as iniciativas apresentadas, a distribuidora vai aumentar em 50% o número de equipes em campo da região Sul do Estado, onde foi identificada a necessidade de ações mais imediatas para melhora do fornecimento. Também será duplicado o número de podas preventivas de árvores que estão em contato com a rede elétrica e intensificadas as ações de inspeção para garantir previamente a manutenção e a correção de possíveis falhas.

 

 

Em todo o Estado de Goiás, a empresa está investindo na automação da rede de distribuição com a instalação de equipamentos de telecontrole, que permitem identificar e corrigir, com mais agilidade e de forma remota, as falhas na rede. O Estado já possui cerca de 1,8 mil equipamentos instalados, em 2019 serão mais 1,5 mil e, em 2020, outros 1,7 mil.  Para reforçar o atendimento aos consumidores, a Enel Distribuição Goiás também se comprometeu a aumentar em 60% a capacidade da Central de Atendimento, além de criar um canal exclusivo de atendimento para uma parte dos clientes rurais.

 

 

A Enel já apresentou melhorias nos índices de qualidade, fiscalizados pela Aneel, tendo a duração média das interrupções do fornecimento de energia (DEC) reduzido em cerca de 6 horas em dezembro de 2018, em relação a dezembro de 2017 - a melhor duração desde dezembro de 2011.  Com relação à frequência média de interrupções (FEC), o número alcançado em 2018 é o melhor da história da companhia. A companhia acrescenta que dos 148 conjuntos elétricos em que o Estado é dividido, 101 já apresentaram melhoras no DEC e representam 73% do total de clientes.

 

 

Até abril de 2019, a quantidade de equipes em campo na região sul do Estado também deve ser 50%, maior.  A Enel se comprometeu ainda a instalar de 1,5 mil equipamentos de tele controle até o fim de 2019, outros 1,7 mil em 2020 e ainda a construção de 1,2 mil e 80 quilômetros, rede de média e alta tensão.

 

 

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, afirma que, independente das ações apresentadas, o importante é que a população sinta o resultado de forma prática.  “Essas medidas já deveriam ter sido executadas para não chegarmos onde estamos", pontua.

 

 

José Mário reforça que a Faeg  continua a luta para que o plano emergencial proposto pela Enel de fato entre em prática e destaca que o maior termômetro para saber se as melhorias estão acontecendo é o produtor rural.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: