sexta-feira, 19 de abril de 2024

Goiás

Em reunião CNA apresentou demandas do setor de irrigação ao Mapa

POR Jornal Somos | 31/01/2019
Em reunião CNA apresentou demandas do setor de irrigação ao Mapa

Sistema Faeg

I

Integrantes da Comissão Nacional de Irrigação e do Núcleo Econômico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniram, na quarta (30), com o secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Ministério da Agricultura, Fernando Silveira Camargo.

 

 

 

Os representantes apresentaram ao secretário as demandas do setor produtivo para promover o desenvolvimento da irrigação em todo o país e as ações para o fomento em inovação agropecuária.

 

 

 

O presidente da Comissão Nacional de Irrigação e vice-presidente Institucional da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Eduardo Veras, citou a necessidade de promover a segurança jurídica para incentivar investimentos e fomentar o desenvolvimento sustentável das áreas irrigáveis.

 

 

 

Veras citou itens imprescindíveis para que a irrigação nacional seja de fato uma tecnologia que alavanque a produção agropecuária. Entre as principais demandas estão a melhoria do gerenciamento das bacias hidrográficas, a desburocratização do licenciamento para a construção de barramentos e a articulação política com outros atores que atuam no desenvolvimento da irrigação nacional.

 

 

 

O decreto promulgado no final de 2018 que elimina a redução dos descontos das tarifas de energia nas propriedades rurais foi outro tema abordado na reunião. A promulgação do decreto pegou o setor de surpresa e os impactos para os produtores rurais são muito altos.

 

 

 

Produtores da avicultura, suinocultura e da pecuária de leite já estão sofrendo quedas de rentabilidade por conta das condições de mercado e estas atividades demandam muita energia elétrica. Para o pequeno irrigante o impacto será ainda maior.

 

 

 

Segundo o secretário Fernando Camargo, o foco dos trabalhos, tanto do Ministério da Agricultura como da CNA será o aumento da rentabilidade do produtor rural, seja por meio da ampliação da produtividade, seja por meio da redução dos custos, e ainda, alavancar o desenvolvimento econômico brasileiro.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: