quinta-feira, 25 de abril de 2024

Em reunião, Caiado e o ministro substituto da Economia falam sobre situação fiscal de Goiás

POR Jornal Somos | 23/01/2020
Em reunião, Caiado e o ministro substituto da Economia falam sobre situação fiscal de Goiás

Reprodução/Governo de Goiás

N

Na noite desta quarta-feira (22), a situação fiscal do Estado de Goiás entrou em pauta em reunião entre o ministro substituto da Economia, Marcelo Guaranys, o governador Ronaldo Caiado e outras autoridades, em Brasília-DF.

 

Caiado, durante a reunião, apresentou o cenário encontrado há um ano, quando assumiu o Governo de Goiás, e o que tem sido feito para retirar o Estado da crise. Ele revelou ao ministro substituto a preocupação em garantir que o estado passe a integrar um programa de recuperação fiscal para equilibrar as contas e retomar o caminho do desenvolvimento. “Não podemos viver à custa de liminares do Supremo Tribunal Federal (STF), sem que Goiás tenha uma sinalização daquilo que o povo espera do nosso governo, e para que possamos investir", argumentou.

 

O governador lembrou a Guaranys que Goiás já possui e cumpre um plano de recuperação fiscal, com uma série de medidas de ajustes. Entre essas medidas, está a adoção de um sistema próprio de previdência, este que foi aprovado no final de 2019 pela Assembleia Legislativa; a revisão dos incentivos fiscais; e a reforma do Estatuto dos Servidores, adequando o Estado à normas federais. Isso atende às exigências previstas no Regime de Recuperação Fiscal (RRF), iniciativa do governo federal que fornece instrumentos para ajuste das contas dos estados com desequilíbrio financeiro grave.

 

Segundo caiado, o encontro foi extremamente positivo e ele se diz esperançoso em estar perto de um desfecho que beneficie Goiás. “O ministro mesmo disse que se essa união dos poderes que ocorre em Goiás fosse reproduzida [em outros estados], a produtividade seria muito maior”, contou o governador. “Estamos fazendo a tarefa de casa e apresentamos o resultado.”

 

Participaram da agenda de Caiado em Brasília os presidentes Lissauer Vieira (Assembelia Legislativa), desembargador Walter Carlos Lemes (Tribunal de Justiça) e Joaquim Alves de Castro Neto (Tribunal de Contas dos Municípios); o procurador-geral de Justiça, Aylton Vechi; o desembargador Carlos Alberto França; o defensor público-geral do Estado, Domilson Rabelo; a secretária de Economia, Cristiane Schmidt; e a procuradora-geral do Estado, Juliana Diniz.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: