quarta-feira, 24 de abril de 2024

Goiás

Em portas fechadas, o Senar Goiás abre várias janelas

POR Jornal Somos | 08/03/2019
Em portas fechadas, o Senar Goiás abre várias janelas

Divulgação

C

Com o curso de Produção Caseira de Alimentos/Leite o Senar Goiás abriu janelas para o negócio de Simone da Cruz que hoje faz sucesso vendendo queijos e doces no município de Luziânia. Anteriormente Simone e o seu marido tocavam um mercadinho no Povoado de Samambaia, mas teve que fechar as portas por conta de calotes que faliram o negócio.

 

 

 

Aos 35 anos, ela ficou sem saber como arrumar outra renda para sustentar a família. A única possibilidade de ganhar um ‘dinheirinho’ era com a venda de leite na fazenda do sogro. Mas a renda dos 80 litros produzidos lá não dava para manter ela, o marido e três filhos, dois deles morando em Anápolis para estudar.

 

 

 

Na fase dona de casa, ela pensou em fazer queijos para vender. Mas sabia que a qualidade não era das melhores. Foi quando teve a ideia de se qualificar. Simone pediu ajuda na Associação Rural de Samambaia para fazer um curso e aprender a fazer queijos e doces de qualidade. O pedido foi encaminhado ao Sindicato Rural de Luziânia. Não demorou muito para que o Senar Goiás, por meio da parceria com os Sindicatos Rurais, levasse para a região o curso de Produção Caseira de Derivados do Leite.

 

 

 

 

Simone terminou o curso num final de semana e na segunda-feira já colocou a mão literalmente na massa, ou melhor, na coalhada que dá origem aos queijos. Agora sabe produzir o frescal, a meia cura, muçarela, de trança e nó, além de doce de leite. Em menos de um ano, ela já vende parte da produção também na feira principal de Novo Gama, município que fica a uns 80 km de onde mora, a feira é realizada aos domingos. Por mês são vendidos 400 queijos e quase 100 quilos de doce. A média de preços de cada unidade é de R$ 15,00.

 

 

 

 

 

 

A fama dos queijos e doces se espalhou na região conhecida como Rabo de Cavalo, onde fica a fazenda. “Vem muita gente de Goiânia aqui nas fazendas vizinhas e o pessoal sempre encomenda os doces para levar, aí entra mais um lucrinho. Minha irmã também vende salgados e toda a muçarela que vai em mini pizza, pastel, é feita por mim” conta empolgada.  Simone ainda faz biscoitos e pães de queijo, que também vende nas feiras. A produção de leite deve aumentar nos próximos dois meses, porque tem muitas vacas que vão dar cria na fazenda. E com isso Simone espera fazer mais queijos.  Ela planeja construir uma casa maior, com uma cozinha bem equipada e uma área exclusiva para fazer e estocar os queijos. Mas o grande sonho e ter uma fábrica.

 

 

 

 

A agenda do curso Produção Caseira de Alimentos/Leite, além de outros nas áreas de Promoção Social e Formação Profissional em sete cadeias - Apicultura, Fruticultura, Horticultura, Ovinocaprinocultura, Pecuária de Corte, Pecuária de Leite e Piscicultura - estão disponíveis no site do Sistema Faeg. Para mais informações, basta também procurar os Sindicatos Rurais em todo o estado.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: