sexta-feira, 19 de abril de 2024

Goiás

Diagnóstico precoce de HIV avança em Goiás e reduz casos

POR Jornal Somos | 03/12/2019
Diagnóstico precoce de HIV avança em Goiás e reduz casos

SCOPE – Ginecologia Mini Invasiva

O

O estado de Goiás lançou a Campanha Dezembro Vermelho em celebração ao mês de luta conta o HIV e a Aids e junto vieram os resultados da ação da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), uma vez que foram obtidos avanços no diagnóstico e tratamento adequados aos portadores desta doença.

 

A Secretaria de Saúde, neste ano de 2019, aumentou em 20% a distribuição de testes rápidos para HIV e Sífilis em todos os municípios do Estado, o que gerou um aumento no diagnóstico precoce e agilizou o início do tratamento aos portadores da doença.

 

A ampliação do acesso aos testes foi demonstrada no Boletim Estadual HIV/Aids 2019, onde foi apontado que durante o primeiro semestre do corrente ano, 208 dos 246 municípios goianos já contam com o exame em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) – que é a porta de entrada dos usuários ao Sistema Único de Saúde (SUS). Quanto as 34 cidades restantes, estas possuem a testagem em algumas UBS’s e apenas quatro não efetuam o teste rápido em suas unidades.

 

Segundo Milca de Freitas, coordenadora de IST/Aids da SES-GO, como a expansão dos testes ocorrem desde 2012, os resultados decorrentes já podem ser sentidos, uma vez que os casos de Aids em Goiás diminuíram de forma perceptível.

 

O exame para averiguar a possibilidade de ser um portador de HIV é uma importante forma de prevenção e pode ser realizado em menos de 20 minutos. O diagnóstico precoce é fundamental para a saúde do paciente, pois pode evitar futuras complicações.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: