terça-feira, 23 de abril de 2024

Goiás

Detran-GO inicia fiscalização de transporte escolar público no Estado

POR Jornal Somos | 02/03/2020
Detran-GO inicia fiscalização de transporte escolar público no Estado

Reprodução/TV Anhanguera

O

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), iniciou nesta segunda-feira (02), a fiscalização de veículos que efetuam o transporte escolar público no Estado. A inspeção é realizada semestralmente, em parceria com o Ministério Público Estadual e a Polícia Militar, com o objetivo de checar as condições de circulação dos veículos e a documentação e qualificação dos condutores.

 

Cerca de cinco mil veículos que realizam o transporte escolar público nos 246 municípios goianos devem ser vistoriados até o dia 15 de maio. Os municípios de Mineiros, Alexânia e Abadiânia já começaram a receber a fiscalização.

 

Serão vistoriados os itens de segurança de circulação e iluminação dos veículos. Ainda é observada a quantidade de cintos de segurança, que devem ser em número igual à lotação do veículo, validade do extintor, tacógrafo, setas, faróis, estado de conservação dos pneus, a presença de limitadores de abertura dos vidros corrediços e dispositivos para quebra e remoção dos mesmos, em caso de acidente.

 

Documentação

Também é conferida durante a vistoria, a documentação dos condutores indicados para cada um dos veículos. Para dirigir o veículo, o motorista deve ser habilitado na Categoria D ou E, possuir mais de 21 anos, ter feito curso específico de transportador de escolares, que deve estar averbado na CNH. Também deve ser apresentada Certidão Negativa de Antecedentes Criminais e não pode ter sido cometida nenhum infração grave ou gravíssima ou não ser reincidente em infrações médias nos últimos doze meses.

 

As prefeituras que não apresentarem os veículos na data da vistoria ou que tiverem os mesmos reprovados terão uma nova oportunidade. Poderão agendar uma nova data para a inspeção até 20 de julho de 2020.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: