terça-feira, 16 de abril de 2024

Goiás

Determinação e qualificação: um mercado além do que os olhos alcançam

POR Jornal Somos | 03/12/2018
Determinação e qualificação: um mercado além do que os olhos alcançam

Reprodução/Senar

A

Antônio Celestino, nasceu em Formosa, cidade a 280 km de Goiânia. Com 31 anos, ele sempre trabalhou com vendas, até descobrir o leque gigante de possibilidades no mercado Agro e para entrar nesse mundo não se prendeu aos desafios da caminhada. O primeiro deles, vencer os 480 km até a cidade de Luiz Eduardo Magalhães, na Bahia. Lá ele faz o curso Técnico em Agronegócio. “Minha história com o Senar começou há um ano e meio, quando me inscrevi para o Curso Técnico em Agronegócio, em um outro Estado, por questões logísticas. Toda vez que tenho aula, vou com um mega sorriso no rosto pois sei que ao fim serei um profissional na área que mais cresce. Dificuldades batem a minha porta a todo momento pois não possuo condições financeira para custear até a comida nos dias de aula. Às vezes fico um dia inteiro sem comer por falta de financeiro mas sem estudar eu não fico”, desabafa o estudante.

 

A previsão de termino do curso é agosto de 2019. Mas Antônio está sempre em busca de mais conhecimento e ficou empolgado quando descobriu os cursos de Ensino a Distância (EAD) do Senar Goiás. Ele já concluiu o de Cultivo e Produção de Grãos, agora começou o de Prevenção de Acidentes com Defensivos Agrícolas – NR-31.8 e os próximos serão Agricultura de Precisão e Cultivo e Produção de Cana-de-açúcar. “Assim que conheci o sistema EAD do Senar Goiás fiquei encantado com a possibilidade de crescer ainda mais e me tornar cada vez mais preparado para ser aquilo que quero ser. Perdi todo meu preconceito sobre cursos EAD e acredito hoje que tenho tanto valor quanto quem fez cursos presenciais”, conta.

Mas Antônio não quer ficar só na teoria. Montou um currículo e foi de fazenda em fazenda pedindo uma oportunidade de estágio. Visitou 25 e levou 25 nãos.  Só na 26ª, Camila Stefani Colpo, proprietária da Fazenda Boa Vista, que faz parte do grupo produtor de sementes Boa Safra, resolveu dar uma oportunidade para o jovem determinado a ver de perto a rotina de uma propriedade rural e colocar literalmente a mão na terra. O estágio não é remunerado, mas ele vai todos os dias.

 

Antônio se mantém nos estudos através de bicos. Mas espera ter a vida financeira transformada em breve. “ A meta é trabalhar com revenda de grãos ou defensivos. Mas penso em aproveitar muitas outras oportunidades porque me considero um profissional polivalente. Diante disso digo para vocês, vale a pena acreditar e se esforçar. Já tenho um mês de estágio na propriedade do grupo Boa Safra de Formosa e isso tudo devo aos meus cursos e aos meus incentivadores do Senar. A vocês, o muito obrigado do futuro Técnico em Agronegócios Antônio Celestino, de Formosa Goiás”, Concluiu.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: