terça-feira, 23 de abril de 2024

Goiás

Conselho autoriza que estados do Centro-Oeste peguem empréstimos no FCO

POR Jornal Somos | 22/05/2019
Conselho autoriza que estados do Centro-Oeste peguem empréstimos no FCO

Assessoria

O

O Conselho Deliberativo de Desenvolvimento do Centro-Oeste aprovou o uso de até 30% do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste pelos estados para aplicar no desenvolvimento regional. 

 

Na última semana, o governador Ronaldo Caiado levou a proposta ao presidente Jair Bolsonaro, solicitando que os recursos possam ser disponibilizados ainda em 2019. O governador citou como justificativa para o requerimento o déficit de mais de R$ 4 bilhões, a impossibilidade de o governo tomar empréstimo com aval da União e também citou os problemas na área da saúde, além do atraso na folha de pagamento de dezembro.

 

Caiado também afirmou que só conseguiu avançar na saúde com ajuda do governo federal. “Foi dado um socorro para que abríssemos 55 leitos em Goiás, para que a gente pudesse dar o mínimo de atenção às crianças, que realmente têm risco altíssimo de morte”, completou ao citar a situação do Hospital Materno Infantil.

 

Para ele, o uso do Fundo é a opção mais viável diante do caos vivido pelos Estados. “Esse recurso não altera em nada a situação fiscal. É uma forma de atender uma realidade emergencial. Não é e está longe de ser suficiente, mas nos dá condição mínima”, disse.

 

Agora, uma Medida Provisória precisa ser editada e aprovada para que haja a liberação dos recursos. Em caso de aprovação, Goiás e outros estados do Centro-Oeste, Norte e Nordeste podem ser beneficiados.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: