sábado, 20 de abril de 2024

Goiás

Chamamento público de nova OS para Hugo e Hutrin deve ser criado hoje (31)

POR Jornal Somos | 31/10/2018
Chamamento público de nova OS para Hugo e Hutrin deve ser criado hoje (31)

Reprodução/Secretaria de Saúde

A

Após a solicitação de rescisão contratual na última sexta-feira (26) pelo Instituto Gerir, Organização Social (OS) responsável pela administração dos Hospitais de Urgências de Goiânia (Hugo) e de Trindade (Hutrin), a criação de uma portaria para a formulação de um edital de chamamento de uma nova OS deverá ser criado hoje (31).

 

O documento deverá também oficializar o momento de transição da gestão dos hospitais. A Secretaria Estadual de Saúde (SES), com o apoio da Controladoria-Geral do Estado (CGE) e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) será responsável pela elaboração do chamamento, que deve ser divulgado nos primeiros quinze dias de novembro.

 

O motivo principal para o encerramento do contrato com a Gerir foi as constantes paralisações, falta de medicamentos e interdição parcial no Hugo, iniciada no dia 24 de setembro, devido à crise de abastecimento do HUGO levou a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Goiás a expedir um termo de interdição, trazendo a público a dívida milionária do Estado com a OS e também uma série de evidências da má gestão dos recursos do estado. Segundo o Governo Estadual, o processo de transição deverá ser finalizado em 180 dias. 

 

 

Flaviana Alves, presidente do Sindicato de Trabalhadores do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás, aponta que existem dificuldades na transição, já que a sua finalização deverá terminar na demissão de cerca de 1 mil trabalhadores contratados pelo Gerir para trabalho no Hugo e de outros 150 no Hutrin.

 

Funcionários do Hugo afirmam que estão incertos diante do momento de transição. A insegurança também é refletida na espera por pagamentos em dia, já que esses também estão atrasados.

 

 

Leia mais:

HUGO passa a atender menos pessoas

Contratos de OS são questionados pelo Ministério Público

Funcionário do HUGO iniciam paralisação

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: