quinta-feira, 28 de março de 2024

Goiás

Casos de sarampo em Goiás são descartados pelo Ministério da Saúde

POR Jornal Somos | 13/08/2018

Alguns casos suspeitos de sarampo foram descartados.

Casos de sarampo em Goiás são descartados pelo Ministério da Saúde

Banco de Imagens

A

A Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) informa que não foi confirmado nenhum caso de sarampo em Goiás. Até o momento, foram notificados 40 casos suspeitos, desses, 32 foram descartados e 8 permanecem sob investigação.


Embora não haja nenhum caso confirmado no estado, o secretário de saúde de Goiás, Leonardo Vilela, alerta os pais ou responsáveis das crianças para vaciná-las em postos de saúde espalhados pelo Estado. Atualmente, ocorrem 2 surtos de sarampo no Brasil, em Roraima e no Amazonas, com registros de casos isolados em outros Estados.


Até o momento, foram confirmados 5 mortes por sarampo no Brasil, dessas ,4 aconteceram em Roraima (3 eram estrangeiros e 1 brasileiro), e 1 no Amazonas (brasileiro).


Tais surtos, de acordo com informações do Ministério da Saúde (MS), estão relacionados ao que os técnicos chamam de 'importação'', que é entrada acentuada de vezenezuelanos no Brasil. Dados repassados pelo MS indicam que até 8 de agosto foram confirmados 778 casos de sarampo no Amazonas e outros 5,058 permanecem sob investigação.


Em Roraima foram confirmados 281 casos da doença e 111 continuam sendo analisados. Alguns casos isolados e também relacionados à ''importação'' foram identificados em São Paulo (1), Rio de Janeiro (14), Rio Grande do Sul (13), Rondônio (1) e Pará (2).


Entenda sobre o sarampo


O sarampo é uma doença infecciosa por um vírus altamente contagioso . Parte das pessoas que o contraem lidam com ele sem manifestar quaisquer sintomas. Outras sofrerão com:


• Manchas no corpo e no rosto


• Coceira


• Conjuntivite


• Febre


• Tosse persistente


• Infecção no ouvido


O maior problema, no entanto, envolve as crianças, que têm o sistema imunológico mais frágil. Entre elas, quadros de pneumonia, convulsões e morte são mais comuns.


O sarampo está longe de ser uma doença leve, como às vezes se propaga. Tanto que, antes do surgimento da vacina e das campanhas subsequentes, ele foi uma das principais causas de mortalidade infantil no mundo.


Campanha de imunização


A Campanha de Vacinação contra a poliomelite e sarampo, iniciada no último dia 6, tem alcançado resultados positivos no Estado. Os registros do Ministério da Saúde que Goiás está em 4ºlugar no índice de crianças vacinadas, atrás apenas de Rondônia, São Paulo e Sergipe. Até o início da última sexta (10), 36.595 crianças já haviam sido imunizadas contra poliomelite, o que representa 10,04% da meta, já a dose contra sarampo foi aplicada em 35.543 pequenos, o que equivale a 9,75%.


A campanha começou no dia 06 de agosto e vai até o dia 31, com o dia D marcado para o dia 18.  O foco são crianças de 1 até 5 anos e adultos até 29 anos que não tenham cumprido o esquema de vacinação na infância, e devem receber duas doses da Tríplice Viral. Tambem, adultos com idade entre 30 e 49 anos devem receber uma dose da Tríplice Viral. O adulto que não souber sua situação vacinal deve procurar o posto de saúde mais próximo para tomar as doses previstas para sua faixa etária.

Leia Mais:

Começa hoje (06) campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: