quinta-feira, 28 de março de 2024

Goiás

Cartão de vacina tem que estar atualizado para as férias

POR Jornal Somos | 05/12/2018

Nas férias, saúde alerta sobre importância da atualização do cartão de vacinação

Cartão de vacina tem que estar atualizado para as férias

Foto: Jornal Somos

N

Na última terça-feira (27) a Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) juntamente com técnicos da Gerência de Vigilância Epidemiológica da SES, se reuniu em Goiânia para alertar sobre a importância da atualização do cartão de vacina no período de férias.

 

A vacinação é o principal meio para prevenir algumas doenças, alertou a gerente de Imunização e Rede de Frio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, Clécia Vecci. lembrou a ocorrência de surtos e casos de algumas doenças em outros Estados e até mesmo em Goiás, entre as quais, a febre amarela e o sarampo. A gerente destaca que é fundamental tomar certos cuidados, e a regra geral é manter o cartão em dia, tomando as vacinas necessárias, tais como: tríplice viral, febre amarela e hepatite B, entre outras.

 

A importância da atualização do cartão de vacina no período de férias foi destacado por ser época em que grande parte da população viaja para outros Estados e países, em busca de lazer e encontros com amigos e familiares.

 

A enfermeira Marina Porto que atua na imunização do município explicou ao Jornal em entrevista as importâncias de atualização do cartão de vacina, principalmente para o período de férias.

“A importância da atualização do cartão de vacina é para que as crianças, adultos e adolescentes sejam imunizados contras aquelas doenças que podem ser evitadas. Existem doenças que chamamos de imunopreviníveis, elas podem ser evitadas através da vacinação, sendo assim a pessoa não fica exposta a esse vírus ou bactéria e é por isso que alertamos a importância da vacinação. E com isso a gente evita que as doenças retornem ao nosso convívio, antigamente era muito frequente da gente ver casos de poliomielite, hoje no Brasil já não temos mais graças ao Programa Nacional de Imunização Eficiente, para dar continuidade a este programa as pessoas devem continuar procurando os postos de vacinação para atualizar”.

 

Marina fala da importância da vacinação às crianças “Consideramos a criança importante, porque o sistema imunológico ainda está em formação, acaba que a vacinação ajuda o sistema imunológico na defesa de prevenir bactérias e vírus. Não é só as crianças que devem ser imunizadas, os adultos, adolescentes e idosos também devem se prevenir”.

 

Ela também explica os riscos de portar os vírus ou bactérias durante às férias, que deve ter uma atenção maior neste período. “Durante as férias, acaba que o convívio é maior com pessoas diferentes e outras crianças, mas é importante sempre ter os hábitos de higiene, estar sempre lavando as mãos, ter etiqueta ao tossir ou espirrar, evitar aglomerações, etc.”

 

Segundo Marina, para atualizar o cartão de vacina, a pessoa pode estar procurando qualquer posto de saúde com a caderneta de vacina do adulto ou da criança, lá as equipes estarão preparadas para avaliar essa caderneta e se caso necessário já administrará a vacina.

 

Caso a pessoa não tenha o cartão de vacina, conforme Marina infelizmente terá que vacinar tudo novamente “Pedimos bastante cuidado, consideramos o cartão de vacina um documento, porque se sumir, de 2014 para cá, ainda conseguimos recuperar no sistema, mas quando não conseguimos consideramos a pessoa como não vacinada, se não tiver o cartão de vacina que comprove e assim terá que tomar novamente todas as vacinas pertinentes à sua idade”.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: