sexta-feira, 29 de março de 2024

Goiás

Campanha de prevenção do suicídio e da automutilação começa em Goiânia

POR Jornal Somos | 19/06/2019
Campanha de prevenção do suicídio e da automutilação começa em Goiânia
A

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves está em Goiânia nesta quarta-feira (19), na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), participando do lançamento da Campanha de Prevenção ao Suicídio e Automutilação da Criança e do Adolescente.

 

"Com relação a automutilação não existe números oficiais porque não era obrigatório a notificação da automutilação. Uma Lei foi aprovada e sancionada este ano e agora é obrigatório a notificação da automutilação, tanto pela unidade de saúde quanto pela unidade de Educação é uma novidade que a Lei trás", explica Damares.

 

De acordo com a ministra, no Brasil só era obrigatória a notificação do suicídio, mas a tentativa do suicídio e da automutilação não. "Os números projetados nos assustam, os especialistas alegam que entorno de 20% dos jovens e dos adolescentes do Brasil estão se automutilando. Todos alegam que estão em profundo sofrimento e com dor na alma, o que está causando sofrimento e a dor é que nós estamos buscando saber.  Mas já temos algumas dessas motivações, nós queremos entender todas elas. Somente depois de ter esses dados é que podemos propor políticas públicas eficientes", esclarece a ministra.

 

A ministra explica que campanha é nacional, mas será lançada pela primeira vez na cidade de Goiânia, por ser capital de Goiás, foi escolhida porque o estado é o que tem maior número de jovens e crianças se mutilando. O intuito é conscientizar a população sobre o aumento dos dados em relação ao suicídio e automutilação dos jovens, alertando os riscos e como prevenir.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: