sexta-feira, 19 de abril de 2024

Goiás

Caiado afirma pensar na possibilidade de endurecer as regras de isolamento novamente

POR | 24/04/2020
Caiado afirma pensar na possibilidade de endurecer as regras de isolamento novamente

Reprodução

O

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), falou hoje, sexta feira (24), em entrevista à um programa de televisão no horário de almoço, que tem pensado na possibilidade de endurecer novamente as regras de isolamento social devido à falta de cuidado e aos excessos cometidos pelos municípios.

 

Ele lembrou que após decisão do STF, os municípios tem autoridade para decidir as flexibilizações, mas reiterou que isso deve ser feito de forma racional.

“O que estamos assistindo agora é um prefeito disputando com o outro quem libera mais [o comércio]. Eu quero pedir a compreensão de todos nesse momento. Não brinquem. Nós podemos jogar por terra um trabalho de 40 dias”, afirmou ele.

 

Para provar o que afirma analisou os números em que Goiás já foi referência, em que o estado chegou a ser o primeiro no índice de isolamento social, com 66,4%, mas que agora está abaixo da metade, já que caiu para 42,5%.

 

Caiado pontuou também que existem poucas cidades com capacidade para cuidar dos pacientes e que o Estado não terá condições de ajudar a todos, mesmo com as estruturas novas que estão sendo criadas.

E exemplificou: “Nós não temos a infraestrutura. Nem mesmo o hospital de Águas Lindas, que é uma obra federal, não será entregue a nós nem com monitor e nem com respirador. Se o paciente sobreviver com a máscara de oxigênio, bem. Mas se ele precisar ser entubado para receber uma respiração mecanizada, ele não tem como ser atendido”.

 

O prefeito de Rio Verde, Dr. Paulo do Vale, procurado por nossa equipe se pronunciou informando que conhece a necessidade econômica, mas que mesmo assim não é a favor de que as cidades retomem as atividades comerciais sem a elaboração de um plano de contingenciamento e uma área da saúde estruturada para conseguir lidar com casos de Covid-19 que podem vir a surgir.

E finalizou dizendo que “É uma preocupação de todos nós. Temos que ver o que cada município preparou para poder flexibilizar a economia. Tem que ser de uma forma equilibrada, em cima do bom senso e esses municípios terem uma estrutura para dar atendimento caso venha a aumentar o número de casos”.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: