terça-feira, 23 de abril de 2024

Goiás

Bancos de sangue registram queda de 18% devido ao coronavírus em Goiás

POR Ana Carolina Morais | 25/03/2020
Bancos de sangue registram queda de 18% devido ao coronavírus em Goiás

Reprodução / UPA Zona Sul de Macapá

O

Os bancos de sangue registraram queda de 18% nas doações, segundo a Hemorrede Pública de Goiás (antigo Hemocentro), órgão responsável pela rede estadual de bancos de sangue, devido à crise gerada pelo novo coronavírus.

 

 

A partir desta perspectiva de crescimento na queda de doações, as unidades de coleta de sangue irão manter seu funcionamento normalmente, de segunda à sexta-feira, de 8h às 18h, porém seguindo novos protocolos de triagem clínica dos doadores.

 

 

Segundo a diretora-geral da Hemorrede, Denyse Goulart, todos os colaboradores já foram informados dos novos métodos de funcionamento. “Todos os colaboradores já foram orientados sobre os protocolos adequados para atender doadores e pacientes nos hemocentros”.

 

 

Além disso, a Covid-19 já foi inserida no rol de verificação em triagem. “Após a atualização dos critérios do Ministério da Saúde, foi incluída também a Covid-19 e outras variações, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers)”, informa a diretora.

 

 

Todas as nove unidades de coleta de sangue, nas cidades de Rio Verde, Goiânia, Jataí, Quirinópolis, Catalão, Iporá, Formosa, Ceres e Porangatu, atenderão no horário normal, sem intervalo para almoço, sendo utilizadas as medidas de distanciamento de cadeiras nas salas de espera e higienização de maçanetas e cadeiras de doação.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: