sexta-feira, 29 de março de 2024

Goiás

Aumento de 36% de ocorrências policiais com morte é registrado em Goiás

POR Jornal Somos | 21/10/2019
Aumento de 36% de ocorrências policiais com morte é registrado em Goiás

Ilustração

F

Foram registradas em Goiás 257 ações policiais com morte de suspeito, havendo pelo menos um óbito em cada uma delas, no período de janeiro a setembro do corrente ano. O número exato de mortes não foi informado. De toda forma, os dados mostram um aumento de 36% se comparados ao mesmo período do ano de 2018, onde houveram 189 casos da mesma tipologia. Os dados foram divulgados pelo jornal O Popular.

 

Na semana passada ocorreu a divulgação do Monitor de Violência, um levantamento realizado pelo portal G1, e o estado de Goiás foi o único que não apresentou o número de mortes causadas por policiais no primeiro semestre de 2019.

 

Segundo a Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP), o número exato de óbitos é “sigiloso”. Foi informado também que “todos os dados solicitados são estratégicos e sigilosos, conforme previsto na Portaria n° 750/2016 que ‘regulamenta e salvaguarda de assuntos sigilosos produzidos e custodiados pela SSP’”.

 

Ainda conforme a Secretaria de Segurança Pública, a referida portaria, em seu inciso IV, “determina que possuem caráter sigiloso as informações ‘referentes a investigações policiais, a sindicâncias e a processos administrativos disciplinares, enquanto não concluídos’”. O sigilo seria, então, uma garantia Constitucional.

 

A SSP diz ter adotado a garantia supracitada desde 2016, entretanto, até 2018 estes dados e as motivações não eram sigilosos.

 

Por fim, a Secretaria destaca que “os dados solicitados em relação ao ano de 2019 estão em construção, sob sigilo, uma vez que é necessária a conclusão do inquérito policial para apresentar análise e as informações pedidas dos casos. Salientamos que os números de ocorrências criminais do ano anterior estão sendo auditados, conforme determinação do titular da pasta”.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: