quarta-feira, 24 de abril de 2024

Goiás

Alego aprova criação de Corpo de Bombeiros em São Simão

POR Jornal Somos | 28/06/2019
Alego aprova criação de Corpo de Bombeiros em São Simão
A

A sessão ordinária dessa quinta-feira (27), aprovou durante a votação da Ordem do Dia, dois projetos de lei em fase definitiva de votação, sendo um da Governadoria do Estado e um do deputado Rubens Marques (PROS).

Do Executivo, foi aprovado o projeto de lei n° 3352/19, de que autoriza a aquisição por parte do Estado de um terreno que será doado pelo município de São Simão com a finalidade de construir uma unidade do Corpo de Bombeiros Militar.

 

O terreno em questão está avaliado em R$ 248.497,29. Na matéria, o governador Ronaldo Caiado (DEM) esclarece que a construção da unidade do corpo de Bombeiros Militar será viabilizada por meio de uma parceria entre o doador e o donatário, “com obrigações e deveres a serem estabelecidos em convênio”, destaca o documento.

 

O outro projeto é o de nº 2488/19, que trata da autorização para a extração e o beneficiamento do amianto da variedade crisotila, com fins exclusivos para a exportação. O parlamentar sempre defendeu a propositura, tendo em vista a importância econômica do amianto crisotila para o estado de Goiás, onde o mineral sempre ocupou posição de destaque no ranking de produtos exportados.

 

O texto do projeto esclarece que existem diferenças significativas entre o amianto crisotila produzido no Brasil, utilizado em mais de 150 países, em relação ao amianto anfibólio, o qual foi proibido em todo mundo após ter sido largamente utilizado na Europa e Estados Unidos no passado.

 

Rubens Marques acrescentou que o estado de Goiás possui a única reserva mineral de amianto crisotila no Brasil, a maior no continente americano e a terceira maior no mundo. O deputado entende que todo esse enorme potencial deve ser explorado em favor do povo goiano.

 

 Importância do amianto para Goiás

 Atualmente, o Brasil é o terceiro maior exportador do mundo de fibras de amianto crisotila, comercializando para mais de 30 países e as reservas desse mineral disponíveis em solo goiano sendo suficientes para abastecer à demanda atual por aproximadamente 35 anos. É importante destacar que, hoje, a atividade de mineração é a principal fonte de recursos e maior geradora de empregos no município de Minaçu, na região Norte do estado.

 

As avançadas técnicas de segurança e rígidos controles de saúde ocupacional implementados na atividade de extração e beneficiamento do amianto crisotila, protegem àqueles que trabalham diretamente com a extração do amianto e tornam a mineração, localizada no estado de Goiás, referência mundial nesse segmento.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: