sábado, 20 de abril de 2024

Goiás

Agrodefesa chama atenção de criadores para o prazo para vacinação contra a Aftosa

POR Jornal Somos | 21/11/2018

Agrodefesa faz alerta à produtores

Agrodefesa chama atenção de criadores para o prazo para vacinação contra a Aftosa
A

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) intensifica a divulgação da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa e a Raiva dos Herbívoros, que começou dia 1º e vai até 30 de novembro. Para tanto, em parceria com o Fundo de Desenvolvimento da Pecuária (Fundepec), elaborou e afixou cartazes institucionais em todas as unidades Regionais e Unidades Operacionais Locais da Agência, localizadas em 238 municípios goianos.

 

Conforme o presidente da Agrodefesa, José Manoel Caixeta, esse esforço é para alertar e motivar os pecuaristas para a importância da vacinação, como forma de manter a sanidade do rebanho e assegurar a continuidade da comercialização de carnes para os mercados interno e externo.

 

Giovane Bastos de Miranda, Fiscal Agropecuária e Supervisor Regional de Rio Verde, explicou ao Jornal que a vacinação contra aftosa é obrigatória em toda região. “A Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa e a Raiva em sua segunda etapa vai até o dia 30, após esse prazo o produtor tem 5 dias uteis para fazer a declaração. A vacinação contra Aftosa é obrigatória para animais de até 2 anos, e a vacinação contra a Raiva é obrigatória para animais de 1 ano. A declaração pode ser feita na unidade do Vapt Vupt, nos escritórios locais ou pelo site da Agrodefesa”.  

 

Nesta segunda etapa de vacinação devem ser imunizados contra a aftosa todos os bovinos e bubalinos de zero a 24 meses, num montante estimado de nove milhões de cabeças. Em relação à raiva dos herbívoros, os criadores que possuem propriedades em 121 municípios listados na Instrução Normativa nº 02/2017 da Agrodefesa, classificados como de alto risco, devem imunizar também equídeos, ovinos e caprinos com idade até 12 meses.

 

A relação dos municípios está disponível no site da Agência, na Aba Sanidade Animal, no link Programas – Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros. A previsão é que sejam vacinados 5,5 milhões de bovinos e bubalinos também contra a raiva.

 

Após proceder a vacinação do rebanho, tanto em relação à aftosa quanto à raiva dos herbívoros, os produtores devem entregar a declaração do procedimento, o que deve ser feito no formulário Declaração de Vacinação, disponível no site da Agrodefesa (www.agrodefesa.go.gov.br), devidamente preenchido e assinado, juntamente com a Nota Fiscal Eletrônica de aquisição de vacinas. O documento pode ser entregue na unidade da Agência do município correspondente à localização da propriedade; ou ainda nas unidades do Vapt Vupt também do município onde fica a propriedade. Não serão aceitas declarações enviadas via fax, pelo Correio ou e-mail.

 

Outro aspecto importante é que os produtores, mesmo que não tenham bovinos e bubalinos em idade de vacinação nesta etapa (zero a 24 meses), têm de declarar todo o rebanho existente na propriedade, incluindo outras espécies de animais de produção. Durante o calendário oficial de vacinação fica proibido o trânsito de bovinos e bubalinos para entrada e saída, cujas propriedades de origem ou destino ainda não esteja com todo o rebanho-alvo vacinado ou declarado na etapa novembro-2018, observados os prazos de carência pós-vacinação. Também ficam proibidos os leilões virtuais e presenciais de bovinos e bubalinos no período de 31 de outubro a 07 de novembro (prazo de carência após a aplicação da vacina).

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: