quarta-feira, 24 de abril de 2024

Agrodefesa alerta sobre regras para comercialização de defensivos agrícolas em Goiás

POR | 27/07/2020
Agrodefesa alerta sobre regras para comercialização de defensivos agrícolas em Goiás

Faeg/Senar

N

Nestes últimos dias, várias regras tem sido repassadas e revisadas para as atividades rurais em Goiás. E em mais uma etapa de educação sanitária sobre o uso correto de defensivos agrícolas no Estado de Goiás, a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) orienta os estabelecimentos comerciais sobre regras e normais legais que regulam a comercialização, uso, armazenamento, prestação de serviços, responsabilidade técnica, transporte e devolução de embalagens vazias de defensivos. 

 

Segundo nota publicada, o objetivo é aprimorar a política de gestão desses produtos no Estado de Goiás, com foco na melhoria permanente da qualidade dos alimentos ofertados ao mercado. Para tal, recomenda-se, voltado para os estabelecimentos comerciais, principalmente no aspecto legal da comercialização dos produtos são destacados pela Gerência de Fiscalização Vegetal por meio da Coordenação de Defensivos, no âmbito do Sistema de Inteligência e Gestão Estadual de Agrotóxicos - Sigea. No âmbito do Sistema, o Agroativo, ferramenta de educação sanitária, é utilizado para identificar e verificar uma série de situações, conferindo o cumprimento das normas legais.

 

São aspectos tais como se os estabelecimentos comerciais possuem cadastro/registro atualizado na Agrodefesa; se há sistema de informatização de emissão de receita agronômica; se o estabelecimento comprova se possui Responsável Técnico (RT); quais as condições de armazenamento dos agrotóxicos na loja; se foram encontradas embalagens cheias expostas em mostruários ou prateleiras e muitos outros quesitos. Um roteiro elaborado pela Coordenação de Agrotóxicos facilita a compreensão dos principais pontos a serem cumpridos.

 

Aos interessdos mais informações podem ser encontradas no link  https://bit.ly/3hGuTpC.

 

Fonte: Comunicação do Sistema Faeg/Senar e Agrodefesa

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: