sexta-feira, 19 de abril de 2024

Goiás

A falta de ciclovias desestimula a prática do esporte

POR Jornal Somos | 26/06/2018

O desrespeito no trânsito e falta de apoio também reduzem o interesse na prática

A falta de ciclovias desestimula a prática do esporte

Foto: iStock

O

O ciclismo, apesar de ser até um esporte olímpico, ainda apresenta resistência por parte da população que insiste em desrespeitar o direito de circulação em vias públicas dos mesmos e a falta de ciclovias apenas contribuem com isso. Falamos com três ciclistas de diferentes cidades aqui de Goiás para saber mais sobre isso. 

Leandro de Freitas, de Rio Verde, comenta que os locais em que ele mais pedala são as trilhas já criadas fora da cidade pelos próprios ciclistas, mostrando que na verdade os ciclistas são os que se preocupam em criar lugares para a prática do ciclismo, sem um maior apoio das prefeituras. Conversamos também com Fábio, de Caçu, que nos contou que geralmente é com improviso mesmo, já que não tem local próprio para a prática, apesar de ter o apoio do governo em alguns eventos com fornecimento de alimentação e escolta médica.

Um terceiro ciclista de Santa Helena de Goiás, que preferiu não se identificar, conta que a prefeitura já demonstrou interesse, ao disponibilizar bolsa-atleta para os ciclistas que se destacam e também demonstra interesse na criação de uma ciclovia, mas os grandes problemas são os motoristas, que frequentemente desrespeitam os direitos dos ciclistas, seja por falta de sinalização em suas manobras ou em passar muito rente à bike, colocando a vida do atleta em risco. Também existe um desinteresse por parte das agências de trânsito pela falta de campanhas educativas e elaboração de alternativas para a garantia da segurança dos esportistas.

Nessas três cidades que retiramos dados, existe um grande número de praticantes, que já deveriam ter sido percebidos e atendidos pelas secretarias, já que uma ciclovia não é apenas uma faixa na rua, mas uma melhoria na qualidade de vida de seus habitantes. O ciclismo é mais que um esporte, é um estilo de vida e um fator que melhora a expectativa de vida de todos os que resolvem adotar a prática.

Cabe às prefeituras tirar esse projeto do papel, além de continuar apoiando o movimento e às agências de trânsito em conscientizar e fiscalizar as condutas irresponsáveis no trânsito.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: