sexta-feira, 19 de abril de 2024

Goiás

1º Workshop sobre qualidade do Leite debate novas normas

POR Jornal Somos | 12/03/2019
1º Workshop sobre qualidade do Leite debate novas normas

Sistema Faeg

O

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) fixou novas regras para a produção de leite no País, especificando os padrões de identidade e qualidade do leite cru refrigerado, do pasteurizado e do tipo A. As mudanças foram publicadas na edição do dia 30 de novembro de 2018 no Diário Oficial da União, nas Instruções Normativas (INs) 76, e, na 77 que entram em vigor em maio deste ano.

 

A IN 76 trata das características e da qualidade do produto na indústria. Na IN 77, são definidos critérios para obtenção de leite de qualidade e seguro ao consumidor e que englobam desde a organização da propriedade, suas instalações e equipamentos, até a formação e capacitação dos responsáveis pelas tarefas cotidianas, o controle sistemático de mastites, da brucelose e da tuberculose.

 

Para explicar melhor as novas regras na produção de leite, acontecerá nesta quinta-feira (14) o 1º Workshop Goiás - Qualidade do Leite, que será realizado no Teatro Sesi, no setor Santa Genoveva, em Goiânia (GO). A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), juntamente com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), estarão no evento.

 

O encontro será o primeiro, de um total de nove que serão promovidos em vários municípios goianos, com o objetivo de orientar sobre as Instruções Normativas 76 e 77, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e qualificar produtores e laticinistas para as novas regras estabelecidas nas INs, como padrões de identidade e qualidade do leite cru refrigerado, do pasteurizado e do tipo A.

 

Durante o evento, deverá ser assinado convênio de cooperação técnica e financeira da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) – jurisdicionada à Seapa -, com o Fundo para o Desenvolvimento da Agropecuária (Fundepec) para ser executado no exercício de 2019. A previsão é de repasse de R$ 1,4 milhão, com o intuito de promover a defesa sanitária animal no Estado de Goiás.

 

O evento é voltado, principalmente, para proprietários de estabelecimentos que processam leite e derivados em Goiás e que estão registrados no Serviço de Inspeção Federal e no Serviço de Inspeção Estadual. Participarão também fiscais estaduais agropecuários, auditores fiscais federais agropecuários, responsáveis técnicos e de controle de qualidade das indústrias, pesquisadores, acadêmicos de áreas afins e produtores de leite. Os técnicos do Ministério da Agricultura que elaboraram as Instruções Normativas estarão presentes para explicar em detalhes as mudanças introduzidas e sanar dúvidas dos participantes. A Agrodefesa é uma das organizadoras do evento.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: