sexta-feira, 29 de março de 2024

Lavrador: aquele que cultiva sonhos!

POR | 23/06/2019
Lavrador: aquele que cultiva sonhos!
O

O lavrador é aquele que lança na terra seus sonhos, planos e projetos, e a confiança de alimentar toda a sociedade. No dia 23 de junho comemoramos o seu dia, mas sua semente é celebrada no cotidiano e em todas as mesas. Por definição da palavra, o lavrador é aquele que cultiva a terra, cuida da plantação e da colheita. Muito mais do que isso, ele semeia esperança, tão essencial para os nossos dias.

 

Mesmo cumprindo o protocolo, ele necessita do auxílio da natureza, para que a semente germine e a planta consiga seguir o seu ciclo natural. Ainda que tenha dificuldades, ele não desiste de cumprir fielmente o seu papel social em alimentar as pessoas. Sua vocação do nascer ao pôr-do-sol favorece os passos rumo à construção da sua história.

 

Para aquele que cultiva sonhos e não oferece trégua para desânimo, nossos aplausos e reconhecimento. Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, ou nossa famosa Cora Coralina já sabia cantar em suas poesias a importância da terra e do lavrador ao citar:

 

“A ti, ó lavrador, tudo quanto é meu.
Teu arado, tua foice, teu machado.
O berço pequenino de teu filho.
O algodão de tua veste
e o pão de tua casa.”

 

Parabéns para o lavrador que é protagonista do seu lar, de outras histórias familiares e que contribui com a sociedade, que muitas vezes sente dificuldades em identificar a sua origem. Aprecie sem moderação a presença daquele que coloca suas mãos na terra e diante dela, prospera.

 

Douglas Vila Verde é coordenador de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar Goiás.

 

 

 

 

 

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

TAGS: agro

COMPARTILHE: