quarta-feira, 24 de abril de 2024

Brasil

Vai viajar no Carnaval? Cuidado com mosquito da Degue!

POR Jornal Somos | 01/03/2019
Vai viajar no Carnaval? Cuidado com mosquito da Degue!

Divulgação

O

O Ministério da Saúde adverte que os cidadãos que pretendem viajar durante o feriado de Carnaval não se esqueçam de deixar suas casas protegidas da proliferação do mosquito Aedes aegypti. A recomendação também é para quem pretende ficar em casa. Até o dia 02 de fevereiro o Brasil já noticiou 54.777 casos de dengue, um aumento de 149% em relação ao mesmo período no ano passado.

 

 

O Ministério da Saúde tem intensificado as ações de comunicação para chamar a atenção da população e dos gestores públicos em relação às formas de prevenção, sintomas e tratamento de dengue, zika e chikungunya, doenças transmitidas pelo mosquito.

 

 

O ciclo de reprodução do Aedes pode levar de 5 a 10 dias, por isso, mesmo em uma viagem curta é preciso estar atento. Qualquer descuido, após uma chuva, pode levar a um foco de proliferação do mosquito e afetar toda a vizinhança. É possível eliminar o mosquito por meio de medidas simples, como substituir a água dos pratos dos vasos de planta por areia; deixar a caixa d´água tampada; cobrir os grandes reservatórios de água, como as piscinas, e remover do ambiente todo material que possa acumular água (garrafas pet, latas e pneus).

 

 

Neste ano, 13 estados brasileiros apontaram dados alarmantes em relação ao aumento do número de casos de dengue: Rio de Janeiro, Acre, Pernambuco, Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Maranhão, Tocantins, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal. Para auxiliar a população que reside nesses estados e os turistas que vão em busca dos principais destinos de Carnaval, a pasta deu início a segunda etapa da campanha de combate ao Aedes aegypti, tendo como foco os sintomas das doenças transmitidas pelo mosquito. Entre os canais utilizados estão as redes sociais, TV aberta, rádios, carro de som, rodoviárias, metrô, ônibus e aeroportos.

 

 

A atual campanha publicitária do Ministério da Saúde traz o slogan "O perigo é para todos. O combate também. Faça sua parte. Com ações simples podemos combater o mosquito". A campanha ressalta que a união de todos, governo e população, é a melhor forma de derrotar o mosquito, e que a vigilância deve ser constante.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: