sexta-feira, 19 de abril de 2024

Brasil

Vacinação contra Sarampo e crise em Manaus alertam população

POR Jornal Somos | 05/07/2018
Vacinação contra Sarampo e crise em Manaus alertam população

FreeStock

N

Na primeira semana de julho, alguns estados do Norte do país, principalmente Roraima e Amazonas declararam situação de emergência devido ao surto de sarampo. Nesses estados, há incidência de que os casos podem estar ligados aos refugiados da Venezuela, uma vez que quatro países notificaram ocorrências confirmadas na América: Argentina (três registros), Canadá (45), Estados Unidos (120) e Venezuela (727).  Juntos, os dois estados brasileiros já têm mais de 500 casos da doença. Além deles, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro já registram suspeitas.

O Brasil havia sido decretado livre de sarampo pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2016, com controle de doença desde 2000, último surto ocorrido.

Apesar do alerta, apenas um estado conseguiu alcançar no ano passado a meta de vacinação, o Ceará. Tendo alcançado mais de 97% da cobertura na segunda dose - meta do Ministério da Saúde. No total, o Brasil tinha cobertura de 71,55%.

 

O sarampo é uma doença grave, podendo infectar tanto adultos quanto crianças, mas tem maior prevalência na fase infantil. O vírus é transmitido quando a pessoa entra em contato com secreções do paciente contaminado. Pode ocorrer através de tosses, espirros ou saliva que se espalha pelo ar. No mais grave dos casos, a doença provoca lesão cerebral e morte.

De acordo com a OMS, pessoas de todas as idades podem se vacinar. São disponibilizadas duas doses para os indivíduos entre 12 meses e 29 anos. Através da rede pública, também é possível a vacinação gratuita até os 49 anos, apenas em uma dose. Estão restritos da vacinação gestantes, casos suspeitos, crianças menores de seis meses de idade e pessoas que possuem sistema imune comprometido.

 

Em Rio Verde, não houve nenhum caso de sarampo em 2017 e 2018 e a imunização está disponível nas salas de vacinação.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: