sexta-feira, 19 de abril de 2024

Brasil

Vacina pentavalente é distribuída para os estados

POR Jornal Somos | 10/01/2020
Vacina pentavalente é distribuída para os estados

Ilustração

N

Nesta semana, o Ministério da Saúde começou a distribuir um total de 1 milhão 700 mil doses de vacina pentavalente para os estados.

 

A vacina pentavalente é uma composição combinada que previne cinco doenças: tétano, hepatite B, coqueluche, difteria e meningite (causada pela Haemophilus influenza tipo B).

 

São previstas pelo esquema vacinal três doses de vacina: aos 2 meses, aos 4 meses e aos 6 meses. É orientado pela pasta, que os municípios regularizem a caderneta de vacinação das crianças assim que os estoques estiverem regularizados.

 

Após o Estado receber o produto, ele será encaminhado aos municípios.

 

Entre junho e dezembro do ano passado, a oferta esteve irregular devido a problemas com o fornecedor. O Brasil compra a vacina via Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde porque não existe laboratório produtor no país.

 

Em julho de 2019, lotes do laboratório pré-qualificado pela Organização Mundial da Saúde foram reprovados no teste de qualidade do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde e análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

 

Em agosto, o Ministério da Saúde solicitou reposição do produto, mas, naquele momento, não havia disponibilidade imediata no mundo.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: