quinta-feira, 18 de abril de 2024

Brasil

Tarifas sobre importação de leite não existem mais

POR Jornal Somos | 07/02/2019
Tarifas sobre importação de leite não existem mais

Faeg

O

O Ministério da Economia decidiu encerrar a cobrança tarifária antidumping sobre a importação de leite em pó, integral ou desnatado, da União Europeia. A decisão foi publicada nesta quarta feira (6) no Diário Oficial da União. A taxa tinha o objetivo de evitar que os produtores nacionais fossem prejudicados pela oferta do produto desses países, e deveria ser renovada nesta quarta. A discussão em torno da medida é antiga, desde 3018 a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) reforçava a necessidade de prorrogar esta tarifa.

 

 

Durante um encontro na Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leites e Derivados do Ministério da Agricultura, o presidente Rodrigo Alvim, explicou que a cada cinco anos é preciso renovar os direitos antidumping. Em novembro a entidade pediu manutenção de 14,8% para o leite importado da UE e de 3,9% do leite importado da Nova Zelândia.

 

De acordo com o assessor técnico da CNA, Thiago Rodrigues, desde que deixou de vigorar o sistema de cotas de produção que limitava a produção de leite dos países membros da UE, em 2015, houve um aumento da produção. Atualmente estima-se um estoque de aproximadamente 400 mil toneladas de leite em pó naquela região.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: