terça-feira, 23 de abril de 2024

Brasil

SUS amplia vacina pneumocócica para pacientes de alto risco

POR Jornal Somos | 07/03/2019
SUS amplia vacina pneumocócica para pacientes de alto risco

Ministério da Saúde

P

Pacientes acima dos cinco anos de idade que vivem com HIV/Aids, têm câncer ou que fizeram transplante terão direito de serem vacinados no Sistema Único de Saúde com a vacina Pneumocócica Conjugada 13- valente.

 

Com a mudança, pacientes com essas características passam a ter acesso a três tipos de vacinas pneumocócicas. Além dela, estão disponíveis as vacinas pneumocócica polissacarídica 23 valente e a vacina pneumocócica conjugada 10 valente.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, essa população é considerada de risco gravíssimo para a doença. O esquema ofertado para esses pacientes é diferente do que o disponibilizado para população em geral.

 

A inclusão da Pneumocócica Conjugada 13-valente é discutida pela Comissão Nacional de Incorporação de Novas Tecnologias (Conitec) ao SUS desde maio de 2018. Cada dose do imunizante, produzido pela Pfizer, custará ao governo R$ 58,8.

A medida foi publicada no Diário Oficial da União e entrará em vigor em até 180 dias.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: