quarta-feira, 24 de abril de 2024

Brasil

Surtos na Saúde: brasileiros em Alerta

POR Jornal Somos | 21/06/2018
Surtos na Saúde: brasileiros em Alerta
L

Logo no início do ano de 2018, os índices de surtos na saúde brasileira alavancou em alguns estados do país, resultando na intensa pesquisa e várias campanhas de prevenção. Segue abaixo as epidemias que deram surtos nos últimos meses em algumas regiões do país:

H1N1

Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES) já confirmou, só este ano, 32 casos do vírus Influenza A, conhecido como H1N1. Último boletim epidemiológico, revela número de casos 10 vezes superior a todos registrados no ano passado. De acordo com o órgão, foram 32 casos e duas mortes ocasionadas pela doença em 2018.

Conjuntivite

O número de casos de conjuntivite explodiu no início deste ano em pelo menos quatro Estados do país: Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Pernambuco. Além disso, Salvador (BA), Fortaleza (CE) e Petrópolis (RJ) registraram números muito acima do normal para esta época do ano. Em caldas novas região sul de goiás chegou a quase 2 mil pessoas atendidas com sintomas de conjuntivite no mês de janeiro.

Toxoplasmose

De acordo com o ministério, até 7 de junho, foram confirmados, laboratorialmente, 88 casos de toxoplasmose com indício de infecção recente. Já a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul confirma pelo menos 510 casos da doença. Há ainda, em investigação, 212 casos suspeitos.

Febre amarela

O Brasil passa pelo pior surto de febre amarela em décadas. O vírus, que mata entre 3% e 8% dos infectados, já circula pelas megacidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, ameaçando se tornar o primeiro boom epidêmico urbano desde 1942. Desde o começo da temporada de calor, 237 pessoas morreram, e o número de casos vai explodir se o vírus chegar às favelas e às nuvens de mosquitos Aedes aegypti que pululam por lá.

Para prevenir às epidemias, procures os postos de saúde e mantenha sempre em dias as vacinações necessárias, fora os cuidados para prevenção de mosquitos da dente, entre outros que podem ser impedidos de desenvolver.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: