quinta-feira, 28 de março de 2024

Brasil

Questões consideradas polêmicas podem ficar de fora do Enem 2019

POR Jornal Somos | 28/10/2019
Questões consideradas polêmicas podem ficar de fora do Enem 2019

Ilustração

O

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela elaboração do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), informou via Lei de Acesso à Informação (LAI), que as questões de cunho ideológico ou consideradas polêmicas receberam uma recomendação expressa para que não fossem utilizadas este ano, mas não foram apagadas do acervo do exame.

 

O primeiro dia do Enem 2019 ocorrerá no próximo domingo (3), e por orientações do presidente Jair Bolsonaro, contou com a criação de uma comissão externa afim de analisar as questões que podem vir a compor a prova.

 

Sendo assim, apesar de continuarem presentes no sistema, as questões consideradas impróprias foram isoladas das demais no momento de elaboração da prova do Enem deste ano.

 

Conforme informações apuradas, um dos possíveis motivos para a não exclusão das referidas questões do Banco Nacional de Itens (BNI) é o fato de que o sistema não permite a retirada de item algum, por serem considerados um bem público.

 

Apesar de o trabalho de varredura realizado pela comissão ter sido finalizado há meses, o relatório final ainda necessita ser referendado pelo presidente do Inep e, também, pelo chefe da Diretoria de Avaliações da Educação Básica (Daeb).

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: