sexta-feira, 19 de abril de 2024

Brasil

Publicidade infantil abusiva gera multa de R$6 milhões ao McDonalds

POR Jornal Somos | 14/10/2018

Multas são oriundas de apresentações do palhaço Ronald McDonald em escolas

Publicidade infantil abusiva gera multa de R$6 milhões ao McDonalds

Reprodução/McDonalds

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A rede de fast-food McDonalds foi multada em R$6 milhões por publicidade abusiva direcionada ao público infantil por causa dos shows da palhaço Ronald McDonald realizados em escolas. De acordo com a decisão publicada na última quinta-feira (11) pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) - órgão do ministério da justiça-, os shows do personagem eram pretexto para publicidade da marca, configurando prática abusiva vedada no mercado e nas relações de consumo.

 

“Com as apresentações do palhaço Ronald McDonald, as crianças criavam vínculos afetivos com a marca. Existia, assim, a identificação da criança com a marca McDonald, representada pela sua mascote infantil, o Ronald McDonald.

 

A denúncia foi feita em 2013 pelo programa Criança e Consumo do Instituto Alana, ONG que promove os direitos da criança, contra a empresa Arcos Dourados Comércio de Alimentos Ltda., nome pelo qual está registrada a rede de fast-food no Brasil. Por meio de um levantamento nno site da empresa, em cerca de dois meses foram realizados 70 apresentações do show em 35 cidades de dez estados do país.

 

Ekaterine Karageorgiadis, coordenadora do programa Criança e Consumo, do Instituto Alana, considera que a decisão é importante para o reconhecimento da publicidade infantil como prática abusiva e a sanção aplicada serve de exemplo para que outras empresas não reproduzam essa prática. “A escola é um ambiente de proteção para a criança e qualquer tipo de prática publicitária que aconteça nesse espaço é direcionado ao público infantil deve ser considerada abusiva e ilegal ainda que as empresas façam com que pareça algum tipo de atividade cultural, lúdica, educativa ou esportiva”, ressalta Karageorgiadis.

 

 

 

 Ela aponta que a inserção de marcas dentro das escolas diminui o senso crítico das crianças em relação ao consumo dos produtos por elas oferecidos e por isso é considerado uma prática abusiva. “No caso específico do McDonald’s, algumas ações aconteceram em creches. Essa prática busca fidelizar a criança à marca e seus valores muito cedo com o reforço dos educadores e profissionais que trabalham na escola. A criança acredita que aquela imagem que a empresa está passando é um conteúdo lecionado na escola e portanto deve ser aprendido e é correto”, afirma.

 

Segundo a EBC, o McDonalds tem 30 dias para o pagamento da multa. Ainda cabe recurso das decisões.

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