sexta-feira, 29 de março de 2024

Brasil

Produção agrícola cresce, mas valor de venda cai

POR Jornal Somos | 15/09/2018
Produção agrícola cresce, mas valor de venda cai

Foto: Jornal Somos

O

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na última quinta (13) novos dados pela Pesquisa Agrícola Municipal de 2017. O curioso foi o aumento da produção em frutas, cereais, leguminosas e oleaginosas, além do aumento na área plantada e colhida, contraposta com o recuo no valor de venda, que caiu em 0,6%.

 

A safra 2017 bateu um recorde de produção, atingindo os 238,4 milhões de toneladas colhidas, um aumento de 28,2% em relação com 2016, além do crescimento de 5,9% na área colhida.

 

A soja passou a ser o segundo maior produto da região Norte, perdendo apenas para o açaí. A área plantada do milho cresceu em 10,4%, sendo produzido o número recorde de 97,7 milhões de toneladas. O arroz cresceu em 17,4%, atingindo 12,5 milhões de toneladas e o feijão cresceu em 15,9%, atingindo as 3 milhões de toneladas.

 

No âmbito frutífero, os 23 produtos pesquisados pelo IBGE também bateram recorde de produção e representaram um aumento de 4,6% em relação à 2016. A laranja foi o destaque da safra, crescendo em 2%.

 

O açaí, incluso na pesquisa a partir de 2016, passa a ser a terceira fruta mais produzida, contabilizando cerca de 1,3 milhão de toneladas, predominante na região Norte e tornando o Paraá o segundo maior estado produtor de frutas.

 

São Paulo é o maior produtor frutífero e Rio Grande do Sul é o terceiro, vindo logo após do Pará.

 

Porém, mesmo com o aumento em todos os setores da produção agrícola, o rendimento deles teve um leve recuo.

 

Enquanto em 2016 o valor atingido foi de R$321,5 bilhões, em 2017 a produção recuou em 0,6% e atingiu R$319,6 bilhões.

 

Alfredo Guedes, gerente de agricultura do IBGE, a causa de recuo foi o aumento da produção, pois a elevação da oferta dos produtos leva à diminuição dos preços.

 

“O aumento da oferta fez com que houvesse uma redução de preço de vários produtos. E quando a gente soma todos esses produtos, a soma foi menor do que em 2016. Apesar de a gente ter produzido muito mais, em termos de valor foi um pouquinho menor”, explica Guedes. O IBGE destaca que a queda nos preços ajudar a manter o nível inflação no ano passado. 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: