quinta-feira, 28 de março de 2024

Brasil

Presidente destitui secretário executivo da Casa Civil por usar avião da FAB

POR Jornal Somos | 28/01/2020
Presidente destitui secretário executivo da Casa Civil por usar avião da FAB

Antonio Cruz/Agência Brasil

O

O presidente Jair Bolsonaro, destituiu do cargo, o secretário executivo da Casa Civil, Vicenti Santini. O secretário teria usado um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para ir de Davos, na Suíça, onde participou de Fórum Econômico Mundial, para Nova Delhi, na Índia, onde se reuniu com a comitiva presidencial, durante visita de Estado de Bolsonaro ao país.

 

Santini ficou como ministro interino durante as férias do ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e optou por usar o avião da FAB, enquanto os outros viajaram com companhias aéreas comercial.

 

“Inadmissível o que aconteceu. Já está destituído da função de executivo do Onyx, decidido por mim”, disse Bolsonaro ao chegar nesta terça-feira (28), ao Palácio da Alvorada, depois de desembarcar em Brasília da viagem à Índia. O presidente disse ainda que irá conversar com Onyx para ouvir os argumentos e ver outras medidas que podem ser tomadas. Por enquanto Santini ainda permanece no governo.

 

“O que ele fez não é ilegal, mas é imoral. Ministro antigo foi de comercial, de classe econômica. Eu já viajei, no passado, pela Ásia toda de comercial, classe econômica. A explicação é que ele teve que participar da reunião de ministros por isso a premissa [de usar o avião da FAB como ministro]. Essa desculpa não vale. Ele deixa de ser executivo da Casa Civil”, disse o presidente.

 

No último domingo (26), Bolsonaro foi o convidado especial do governo indiano para participar das celebrações do Dia da República. Essa viagem incluiu a assinatura de 15 acordos com o governo indiano em diversas áreas, como segurança, bioenergia e tecnologia.

 

Também houve um café da manhã com a comitiva e empresários indianos sobre oportunidades de negócios no Brasil e de um seminário entre empresários dos dois países. Santini representou a Casa Civil para apresentar a carteira de concessões e privatizações do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: