sexta-feira, 29 de março de 2024

Brasil

Preço da carne sofre leve redução

POR Jornal Somos | 05/11/2018
Preço da carne sofre leve redução

Foto: Jornal Somos

A

Após a alta de 0,5% na semana retrasada no mercado atacadista de carne bovina sem osso, a reação foi uma desvalorização de 0,6% nos últimos sete dias, um compasso lento comparado à recomposição dos estoques das indústrias. 

 

A pressão nos preços da carne bovina são oriundos da expectativa na melhora do consumo e o ritmo lento em função do recuo do dólar ante o real. Cláudio Laval, economista e gerente do SEBRAE, explica que "a expectativa de melhoras na economia brasileira aquece a demanda interna pelo consumo de carne, maior demanda os preços sobem. O dólar desvaloriza em relação ao real e os exportadores tendem a substituir o mercado externo pelo interno se os estoques estiverem baixos. Puro reequilíbriodas forças de demanda e oferta do mercado. Esta situação depende também do nível de intervenção governamental com incentivos a exportação ou regulação da política cambial. Seja como for, cabe também ao consumidor atentar aos preços dos produtos substitutos como a carne de frango e suínos, fato que pode interferir na demanda interna e abaixar os preços da carne bovina".

 

 

Além do mais, a exportação em ritmo lento, em função do recuo do dólar, não tem ajudado a sustentar os preços no mercado interno. Até a terceira semana do mês, segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), o volume diário embarcado em outubro está 14,4% abaixo da quantidade vendida por dia em setembro. Um elemento otimista é que em outubro houve avanço do Índice de Confiança do Consumidor, (ICC) medido pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE).

 

A Russia também deve auxiliar esse índice, uma vez que retomou as importações de carne suína e bovina do Brasil na última quinta (1). Os embarques estavam suspensos desde o início de dezembro de 2017, devido à contaminação cruzada (acidental, não intencional) pelo promotor de crescimento ractopamina, na formulação de rações usadas na alimentação dos animais. E o país tem restrições ao produto. O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, recebeu nesta quarta-feira (31) o comunicado oficial do Serviço Sanitário Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária (Rosselkhoznadzor), e comemorou a decisão “tomada depois de vários meses de negociações”.

 

O documento russo informa que “é possível remover as restrições impostas a todas as empresas exportadoras, levando em conta a análise das medidas adotadas pelo Brasil e as garantias fornecidas pela Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do ministério, sobre o cumprimento das condições de produção e vendas de produtos de empresas brasileiras”. O serviço sanitário russo também analisou os resultados dos estudos laboratoriais de produtos elaborados por empresas brasileiras.

 

Maggi espera que com a retomada das exportações, as empresas adquiram o fôlego que perderam ao longo de 2018 com a greve dos caminhoneiros e com o consequente desabastecimento causado pela paralisação.

 

 

Leia mais:

Preço de produtos em Rio Verde varia em até 5 vezes entre estabelecimentos

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: