sexta-feira, 19 de abril de 2024

Plenário do STF julga nesta quarta-feira pela primeira vez ação contra ato de Bolsonaro

POR Jornal Somos | 12/06/2019
Plenário do STF julga nesta quarta-feira pela primeira vez ação contra ato de Bolsonaro
O

O Supremo Tribunal Federal (STF) julgará hoje (10) uma ação do PT contra trechos do decreto do presidente Jair Bolsonaro que extinguiu conselhos da administração pública.

 

Esta é a primeira vez que o plenário se reunirá para analisar uma ação contra um ato do presidente. Durante o julgamento desta quarta-feira, o STF decidirá se atende ao pedido de liminar (decisão provisória) e, assim, suspende os trechos do decreto questionados na ação. Em outro julgamento, ainda sem data marcada, a ação terá de ser analisada definitivamente.

 

O decreto foi assinado por Bolsonaro em abril, em meio às comemorações pelos 100 dias de governo. Define que serão extintos conselhos, comissões, fóruns e outras denominações de colegiados da administração pública a partir de 28 de junho.

 

Exclui da norma, contudo, "colegiados previstos no regimento interno ou no estatuto de instituição federal de ensino" e aqueles "criados ou alterados por ato publicado a partir de 1º de janeiro de 2019".

 

Os trechos questionados pelo PT são:

 

  • o que diz que os efeitos da norma alcançam conselhos da administração pública federal criados por decreto, "incluídos aqueles mencionados em leis nas quais não conste a indicação de suas competências ou dos membros que o compõem";
  • o que fixa o dia 28 de junho como data a partir da qual ficam extintos os conselhos.

 

Também tramitam no STF outras ações contra atos do governo Bolsonaro.

 

  • A Rede, o PSOL e o PSB questionam o decreto que facilitou o porte de armas;
  • Partidos políticos questionam o bloqueio em parte das verbas de universidades e institutos federais.
Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: