sábado, 20 de abril de 2024

Brasil

Papa volta atrás sobre ordenação de padres casados na Amazônia

POR Jornal Somos | 12/02/2020
Papa volta atrás sobre ordenação de padres casados na Amazônia

Imagem: Remo Casilli/Reuters

O

O papa Francisco recuou na manhã de hoje, quarta feira (12), sobre a decisão de pôr fim à necessidade do celibato para futuros padres na Amazônia. A hipótese foi levantada durante o sínodo da Amazônia, quando o pontífice cogitou permitir, em casos específicos e de acordo com a necessidade, que homens casados representassem a Igreja Católica em comunidades afastadas.

 

De acordo com o Washington Post, e republicação do Estadão, o Papa se recusou a voltar no tema, mesmo após a recomendação positiva de bispos para que homens casados pudessem ser ordenados padres. A ideia teria sido como estratégia para expandir a presença católica na região amazônica.

 

Em documento divulgado na manhã de hoje, o pontífice caracteriza como “desigual” a presença de padres na área, reforça a importância de preservação do meio ambiente e pede aos bispos da América Latina para “promoverem a oração” por mais vocações e aos missionários para irem à Amazônia.

 

O Sínodos é um evento para que o Vaticano possa ouvir a opinião dos fiéis sobre assuntos específicos, por meio de questionários conduzidos pelos 250 bispos participantes, e tomar decisões a partir desses consensos.

 

Em 2014 e 2015, o Sínodo teve como tema “Os desafios pastorais no contexto da evangelização”, e abordou temas como divórcio, contracepção e a união entre casais homoafetivos na Igreja. Em 2018, os cardeais discutiram “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” e no ano passado, “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”.

 

O objetivo de um Sínodo é discutir como a Igreja Católica pode intervir em determinados conflitos, assim como adequar suas diretrizes em lugares onde haja dificuldade de converter novos fiéis e disseminar os ideais católicos.

 

O sínodo tem caráter consultivo. Após o Sínodo, o papa emite um documento chamado “exortação apostólica”, no qual resume e aprova as principais conclusões dos bispos durante as reuniões. O Sínodo da Amazônia foi o quarto do pontificado de Francisco.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: