quinta-feira, 18 de abril de 2024

Brasil

Novo formato de placas tem implantação iniciada no Rio de Janeiro

POR Jornal Somos | 11/09/2018
Novo formato de placas tem implantação iniciada no Rio de Janeiro

Modelo de placas para automóveis (Reprodução/Denatran)

A

A partir de hoje (11), os motoristas do Rio de Janeiro começarão implantar as novas placas como definidas pelas resoluções 729 e 733 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

 

De acordo com a resolução do Contran, a nova placa da identificação veicular no padrão Mercosul deverá ser implementada pelos Órgãos ou Entidades Executivas de Trânsito dos Estados e do Distrito Federal até o dia 1º de dezembro de 2018 à todos os veículos que precisam ser registrados em processo de transferência de município ou de propriedade, ou quando houver a necessidade de substituição das placas, seja por troca de placar danificados e alteração de categoria.

 

A nova placa vai dar maior segurança para os proprietários dos veículos, já que as placas constam com código único e tem todos os dados da confecção da placa, desde a identificação do fornecedor até o número, data, ano e modelo de fabricação do veículo, além de permitir a rastreabilidade dela.

 

O novo modelo conta com um QR code e marca d'água, evitando a falsificação e praticamente impossibilitando a clonagem.

 

No novo modelo, todas as placas possuem fundo brando e trocam a cor dos caracteres alfanuméricos de acordo com a categoria: particular (preta), comercial/aprendizagem (vermelha), oficial (azul), especial (verde), diplomático (amarelo) e colecionador (prateado). O tamanho ainda é o mesmo do modelo antigo de 40 centímetros de largura por 13 centímetros de altura. Confira o modelo das placas para motocicletas abaixo:

 

Além da maior segurança, as novas placas também resolvem o problema da proximidade do fim da combinação antiga, que estava prevista para se esgotar nos próximos dois anos. O novo modelo gera mais combinações por combinar 4 letras e 3 números.

 

A rastreabilidade do veículo é realiada por meio de um aplicativo que será disponibilizado aos policiais pelo Denatran até o fim de setembro.

 

O valor de fabricação da plava é o mesmo do modelo antigo (R$219,35). O Brasil é o terceiro país do Mercosul a adotar o modelo do bloco econômico. O Uruguai já implantou em 2015 e a Argentina implantou em 2016.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: