sexta-feira, 19 de abril de 2024

Brasil

Novembro Azul: entenda essa campanha

POR Jornal Somos | 06/11/2018
Novembro Azul: entenda essa campanha

reprodução/google

A

A campanha que atualmente é viabilizada por todo país, especificamente durante o mês de novembro, tem o objetivo de conscientizar as pessoas, especificamente os homens à realizar exames de prevenção contra o câncer. O Novembro Azul é uma campanha pretende quebrar o receio entre os homens de irem ao médico e se prevenir contra o câncer de próstata.

 

O Instituto Lado a Lado pela Vida, foi o idealizador do movimento Novembro Azul, sendo o pioneiro na abordagem de questões relacionadas ao câncer de próstata no Brasil. O Instituto realizou a primeira campanha em 2008 com o tema Um Toque, Um Drible. Quatro anos depois, inspirado pelo Movember, movimento internacional dedicado à conscientização e arrecadação de fundos na luta contra a doença, passaram a promover um mês inteiro e intenso de mobilizações focado na saúde do homem: surgia o Novembro Azul.

 

Após a descoberta e divulgação da campanha, 96 milhões de pessoas foram impactadas no Brasil, 2,7 mil ações foram realizadas ainda durante o movimento. Números assim refletem o crescimento da campanha e fazem o Novembro Azul tornar-se referência na missão de orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde e entrar para o calendário nacional de prevenção. Atualmente, essa é a maior campanha de combate ao câncer de próstata do Brasil.

 

Câncer de Próstata

 

O Câncer de Próstata é o resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata. Quando há presença de câncer, a glândula endurece. Na fase inicial, o câncer de próstata não tem sintomas. Em 95% dos casos, eles aparecem em estágio avançado.

 

Portanto, exames preventivos frequentes são fundamentais para que a doença não seja descoberta em estado avançado. Homens a partir dos 50 anos de idade (ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família), devem procurar um urologista anualmente para realizar os exames preventivos.

 

Um desses exames é o toque retal. O exame é rápido e indica se a próstata apresenta algum tipo de alteração. Caso a alteração seja detectada, o médico pode solicitar outros exames para confirmar o diagnóstico, como o PSA (Antígeno Prostático Específico), o ultrassom transretal e a biópsia da glândula, que consiste na retirada de fragmentos da próstata para análise. Só então é feito o diagnóstico.

 

Novembro Azul é o mês para reforçar a lembrança de que o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. O Instituto Nacional de Câncer- INCA estima que, em 2018, serão registrados mais de 68 mil novos casos da doença e cerca de 13 mil mortes devem ocorrer em decorrência do câncer de próstata.

 

A vida não é um jogo, faça e incentive o próximo a realizar o exame preventivo.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: