sexta-feira, 19 de abril de 2024

MPF denuncia Wesley Batista por usar informações privilegiadas em benefício próprio

POR Jornal Somos | 07/05/2019
MPF denuncia Wesley Batista por usar informações privilegiadas em benefício próprio

R7

O

O MPF (Ministério Público Federal) denunciou o empresário Wesley Batista mais uma vez nesta terça-feira (7) por uso de informação privilegiada para conseguir ganhos no mercado financeiro.

 

Segundo o MPF, Wesley comandou operações cambiais das companhias em meados de maio de 2017, quando o acordo de colaboração premiada que ele e o irmão Joesley Batista haviam firmado com o MPF ainda estava sob sigilo.

 

As autoridades encontraram mensagens de texto entre Wesley e funcionários que comprovam que ele era mandante das operações.  Depois da divulgação das delações, o dólar teve alta expressiva, rendendo quase R$ 70 milhões às empresas comandadas pelo empresário.

 

A procuradora da República Thaméa Danelon, uma das autoras da denúncia, diz que Wesley Batista sabia do impacto da deleção para a economia.

 

A segunda denúncia do MPF se baseia no artigo 27-D da Lei 6.385/1976, que prevê, em caso de condenação, pena de 1 a 5 anos de reclusão, além de multa de até três vezes o valor da vantagem ilícita obtida com o crime.

 

Essa lei define a prática do insider trading como "utilizar informação relevante de que tenha conhecimento, ainda não divulgada ao mercado, que seja capaz de propiciar, para si ou para outrem, vantagem indevida, mediante negociação, em nome próprio ou de terceiros, de valores mobiliários".

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: